Por enquanto não há previsão de data para a realização das eleições, mas é provável que siga o exemplo do adiamento das eleições municipais.
Na segunda-feira, dia 13, a Comissão Eleitoral Regional do Crea/AP publicou a Deliberação nº 043/2020, que aprovou a suspensão das Eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua no âmbito do Estado do Amapá, para os cargos de Presidentes do Confea e do Crea-AP, e Diretores Geral e Administrativo da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-AP.
As eleições estavam marcadas para o dia 15 de julho de 2020. Na oportunidade foi solicitado à Comissão Eleitoral Federal – CEF imediata manifestação sobre a definição de calendário eleitoral, estabelecendo nova data para a realização do referido pleito.
Por nota oficial, a Comissão Eleitoral Federal comunicou a suspensão da data de votação contida na Decisão nº PL-0535/2020, que aprovou a Deliberação nº 90/2020 que havia fixado o dia 15 de julho de 2020 para as Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua, em decorrência de Ordem Liminar contida nos autos nº 1033688-52.2020.4.01.3400.
A Comissão Eleitoral Federal tem a responsabilidade de apresentar nova data para a realização da eleição, a partir da qual haverá ajuste no calendário eleitoral.

A informação da Comissão Eleitoral Estadual
Informar a CEF, sobre o inteiro teor dos decretos expedidos em 30 de junho de 2020, de números: 2027/2020, do Governo do Estado do Amapá, 2.051/2020 e 0820/2020, das prefeituras de Macapá e Santana, respectivamente, nos quais, de forma geral, mantém a quarentena para enfrentamento ao novo coronavírus/covid-19, não obstante terem sido instituídas medidas para retomada gradual das atividades econômicas nas respectivas esferas;
Ao mesmo tempo, A CER manifesta sua preocupação quanto à data das eleições tendo em vista que a pandemia no Estado ainda não está controlada, advertindo ainda que o rodízio de veículos imposto pelo poder público no Município de Macapá, capital do Estado e local sede do Crea-AP, poderá prejudicar a ampla participação dos eleitores no pleito do dia 15 de julho de 2020, em razão da limitação de locomoção decorrente da restrição de circulação de veículos, agravando ainda mais o cenário instalado de crise sanitária e isolamento social.
Solicitar a designação de nova data para a realização do pleito das Eleições Gerais do Sistema Confea/Crea e Mútua, para os cargos de Presidentes do Confea e dos Creas, Conselheiros Federais (BA, TO, MA, PR e RS) e Diretores Gerais e Administrativos das Caixas de Assistência dos Profissionais dos Creas visto que as restrições impostas pelos Poderes Executivos Municipal e Estadual, entre elas o rodízio de veículo, promoverão impacto direto no regular desenvolvimento do processo eleitoral, gerando grave violação no exercício de direito ao voto garantido legalmente a todos profissionais do sistema, o que coloca em risco as eleições 2020.
Votaram favoravelmente os Senhores Conselheiros: Eng. Agr. Jefferson Almeida de Brito, Eng. Prod. Nyzar Augusto dos Santos Pereira e Eng. Agr. Terezinha Maria Coelho da Rocha.

Prédio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amapá – Crea/AP em Macapá. Com as eleições suspensas e a pandemia, o atendimento está reduzido.