Depois de muitas idas e vindas a eleição para presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Amapá – Crea/AP acabou não acontecendo no dia previsto, 15 de julho. Uma série de ações na justiça por todo o Brasil, pelo menos uma, impetrada na Justiça Federal, vingou e suspendeu o pleito da data marcada pela Comissão Eleitoral Regional. Na decisão judicial o magistrado dá uma dica para que as eleições sejam realizadas no último trimestre do ano. No Amapá 4 candidatos estão habilitados para a disputa. Um é o atual presidente que os três querem tirar.

FÉRIAS MERECIDAS
A nossa colega da redação e dos contatos com as pessoas que são notícia e os patrocinadores, jornalista Marciane Quintela, desde o dia 15 está gozando merecidas férias. Desta feita ficou por aqui mesmo. Não deu para viajar para o Jalapão, como era seu plano. Adiou para outra oportunidade. Em Macapá não perderá o contato com as notícias e muito menos com os seus colegas do Jornal Aqui Amapá. Desde a edição n.º 1 Marciane Quintela faz parte da equipe.

AMAZÔNIA
Muito importante o encontro, mesmo à distância e pela internet, entre o presidente do Congresso Davi Alcolumbre e o vice-presidente da República Hamilton Mourão, que também preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal. Desde quando o atual presidente Jair Bolsonaro assumiu que se montou uma espécie de cinturão para não permitir que o Governo Brasileiro administrasse os interesses da Amazônia, do Brasil e dos amazônidas. As Organizações Não Governamentais foram as que mais resistiram.

PRIMEIRA DATA
Desde quando foi publicada a Emenda Constitucional 103, prorrogando as eleições municipais de 2020 para serem realizadas nos dias 15 e 29 de novembro (primeiro e segundo turno) que ficou definido como a próxima data importante do calendário eleitoral o dia 11 de agosto, dia em que as emissoras de rádio e de televisão ficam proibidas de transmitir programas apresentados ou comentados por pré-candidatos. Com isso, até lá, Ney Pantaleão e Olívio Fernandes, pré-candidatos, ficam no vídeo até o Dia do Pendura.

AÇÃO CIVIL PÚBLICA
Esta semana está sendo marcada pela Ação Civil Pública com pedido de tutela de urgência e declaração incidental de controle de constitucionalidade – controle difuso, impetrada na Justiça do Amapá contra os supersalários que o Governo do Estado vem pagando para os procuradores do Estado e os fiscais e auditores fiscais da Secretaria da Receita Estadual. A ação é contra o Estado do Amapá, patrocinada pelo Ministério Público do Amapá, com sustentação em diversos inquéritos administrativos realizados pelo próprio MP/AP. Dez promotores assinam a denúncia.

REDES SOCIAIS
As redes sociais foram os principais veículos que divulgaram o assunto, mostrando a importância daqueles veículos na consolidação da transparência com os gastos públicos. Durante todos os dias da semana, logo após ter sido dado conhecimento ao público da Ação impetrada pelo MP/AP, várias plataformas foram usadas para divulgar na íntegra a Ação Civil Pública. A imprensa tradicional pouco divulgou. A população está em alerta para com o desfecho do processo.