O comunicado foi feito pelo ministro Fernando Azevedo ao senador Davi Alcolumbre durante o encontro na semana passada realizado em Macapá.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre e do ministro da Defesa, Fernando Azevedo, vieram a Macapá com o objetivo de participarem de solenidade na capital amapaense realizada na 22.ª Brigada de Infantaria e Selva. O prefeito de Macapá e o Governador do Estado, Waldez Góes, acompanharam toda a solenidade.
Na ocasião, militares da corporação apresentaram o resultado das ações de enfrentamento e combate à pandemia em todo o estado do Amapá. Dentre essas ações foram destacadas a desinfecção das Unidades Básicas de Saúde, em parceria com o Município de Macapá, como também a entrega de cestas básicas e as campanhas de conscientização de cuidados e prevenção à proliferação do novo Coronavírus em comunidades indígenas.
Na oportunidade o presidente do Senado e o ministro da Defesa oficializaram a doação de um terreno na área central de Macapá, onde será construído o novo Pronto Socorro.
“Estamos nessa luta há mais de 60 anos. Esse é um momento muito importante. É mais um passo para a melhoria do serviço de saúde do nosso Amapá. Agradeço ao ministro Fernando Azevedo por ceder esse espaço na agenda e vir ao nosso estado anunciar essa conquista, além de fazer o balanço de outras e avanços neste momento de pandemia”, ressaltou.
O ministro Fernando Azevedo destacou o trabalho de enfrentamento do novo coronavírus realizado na região em conjunto de agências como ICMBio, Ibama, entre outras que fazem as ações chegar até a comunidade mais distante.
“É uma verdadeira operação conjunta na luta contra a Covid-19. Eles são realmente nossos parceiros, que têm toda a expertise nessa batalha e nos ajudam a fazer chegar essas ações às comunidades mais distantes”, mencionou.
O chefe do poder Executivo municipal, Clécio Luís, agradeceu e ressaltou a parceria nas ações conjuntas com a Prefeitura de Macapá.
“São diversos trabalhos realizados em parceria com a 22ª Brigada, entre eles a pavimentação da Rua Mestre Júlio, no bairro Alvorada, entre a rodovia Duca Serra e Avenida 13 de Setembro. A população dessa área terá uma nova opção de acesso, e, claro, a força-tarefa na desinfecção de nossas Unidades Básicas de Saúde no início da pandemia em nossa cidade”, lembrou.
No balanço apresentado pelo general da 22ª Brigada, Adilson Giovani Quint e pelo comandante militar do Norte, Paulo Sérgio, estão mais de 402 ações de controle na área de fronteira, 165 atividades de conscientização à Covid-19 no estado do Amapá e apoio de profissionais da saúde ao Hospital Universitário.
“Nossa intenção é dar continuidade a esse trabalho conjunto de combate à pandemia. A 22ª Brigada de Infantaria de Selva vem apoiando a saúde pública dos estados, onde atua com a conscientização da população em relação às medidas preventivas para mitigar a propagação da Covid-19”, destacou.

Aspecto da Reunião com o senador Davi Alcolumbre, o ministro da Defesa Fernando Azevedo, o prefeito de Macapá, Clécio Luis, e o governador do Estado, Waldez Góes.