O senador Davi alcolumbre e o prefeito de Macapá Clécio Luís participaram do momento da entrega das ambulâncias à Secretaria Municipal de Saúde.

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, em nome do município, recebeu na sexta-feira, dia 17, três Unidades de Terapia Intensiva (UTI), para a saúde municipal utilizar no enfrentamento de combate ao novo coronavírus e a covid-19. Os veículos foram adquiridos por doação, intermediada pelo presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre.
Uma breve cerimônia, com a presença de gestores do estado, parlamentares das bancadas federal e estadual, marcou o repasse das ambulâncias que ajudarão no traslado de pacientes às unidades de saúde, garantindo mais agilidade e qualidade nos atendimentos emergenciais.
A doação faz parte do programa “Fazer o Bem faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade”, da empresa JBS, uma das líderes globais da indústria de alimentos nacionais, e chega para reforçar os atendimentos aos infectados pelo Coronavírus na capital amapaense, que contabiliza nesta sexta-feira 14.542 casos confirmados da Covid-19.
“É um socorro, uma ajuda importante. Esse momento é inédito, em que o senador Davi, além de contemplar Macapá, viabilizou ambulâncias para os outros municípios do estado. Os veículos chegam no momento exato, visto que o Município tem suas dificuldades na área da saúde”, disse o prefeito de Macapá, Clécio Luís.
Além das ambulâncias, Macapá recebeu combustível para o abastecimento dos veículos e 40 mil unidades de testes rápidos para reforçar o exame da Covid-19. Essa remessa também ocorreu por meio de doação solicitada em Brasília à equipe da Receita Federal. A distribuição obedeceu a um critério proporcional ao número de habitantes.
“A iniciativa privada nos ajudou nesse momento tão frágil que estamos vivendo. Está junto com a gente nessa luta. Entrego 25 ambulâncias para o estado do Amapá, três para a capital Macapá e tenho a certeza de que os veículos atenderão a demanda de pacientes, fortalecendo, dessa forma, a saúde pública dos municípios beneficiados”, disse o senador Davi Alcolumbre.
“Nós já estamos em outra fase de enfrentamento da pandemia, com indicadores positivos. Estamos lutando e, com certeza, venceremos”, reforçou o prefeito Clécio.
A doação das ambulâncias levou em consideração o diagnóstico feito com sistemas de saúde municipais e estaduais, incluindo entrevistas e análises de dados por especialistas de três comitês independentes do programa para as áreas de saúde, social e ciência.

Autoridades da saúde e de outros setores, o prefeito Clécio e o senador Davi participaram do momento da entrega dos veículos.