Em obediência ao calendário eleitoral das eleições municipais de 2020, os apresentadores da TV Band-Macapá, Ney Pantaleão e Olívio Fernandes deixaram essas funções no Canal 4.1 – TV Macapá. Com a promulgação, no dia 2 de julho, da Emenda Constitucional que adiou a eleição para vereador para o dia 15 de novembro, podem voltar a apresentar os seus programas até o dia 11 de agosto, conforme o novo Calendário Eleitoral.

OUTRAS DATAS MANTIDAS
Amanhã, dia 4 de julho, aos agentes públicos, servidores ou não, estão vedadas as seguintes condutas: nomear, contratar ou qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens, ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda ex-ofício, remover, transferir ou exonerar servidores públicos, na circunscrição do pleito, até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito, ressalvados casos como: nomeação de nomeação ou exoneração de cargo em comissão e designação ou dispensa de funções de confiança, entre outros.

INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
O Dia da Independência dos Estados Unidos é um feriado nacional que celebra o dia 4 de julho nos Estados Unidos 4 de julho. Esse dia marca a Declara de Independência de 1776, ano em que as Treze Colônias declararam a separação formal do Império Britânico. O Dia da Independência é o feriado mais festejado dos Estados Unidos e têm forte influência sobre a cultura americana em geral, tendo sido retratado nos mais diversos veículos de mídia. O Dia da Independência é igualmente o dia nacional dos Estados Unidos.

DISPUTA PELA PRESIDÊNCIA DO CREA/AP
Os engenheiros Edson Kuwahara (nº 30), que tenta a reeleição, Ozeias Campos Salviano (n.º 33), Sidney Almeida (n.º 40) e Alexandre Pastana (n.º 45) são os candidatos ao cargo de presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amapá para um mandato de dois anos e eleição marcada para o dia 15 de julho. Os conselhos profissionais de um modo geral andam pressionados pelo Ministério da Economia quanto a sua condição na relação de autarquia pública ou não, e a ação dos presidentes de Crea e do Confea são fundamentais para encontrar a melhor resposta.

PROFISSIONAIS E O ESPORTE LOCAL
Os profissionais que atuam na cobertura do esporte local, principalmente o futebol, estão passando por grandes dificuldades devido à pandemia e às restrições impostas pelos decretos do governador do Estado e do prefeito da Capital. Sem qualquer renda, devido à total paralisação dos eventos esportivos, sejam de campo, quadra, ringue, tatame ou em espaço aberto. Até mesmo aqueles que estavam mais estabilizados, com a cessação dos jogos, perderam até as condições para comprar o “de comer”.

IMPÉRIO DO SOL
Julho chegou com império do sol se impondo. O Macapá Verão que simbolizava esse momento está fora dos limites impostos, pelas autoridades, pelo menos por mais 15 dias. Mesmo assim deve ser considerada a necessidade de aproveitar o “tempo bom” para realização das obras a céu aberto como: obras rodoviárias, obras de saneamento básico e de asfaltamento. Com relação às obras rodoviárias, depois da “ventania” que passou pelo Dnit, os que ficaram, juntamente com os que chegaram, devem tratar logo e logo da construção dos lotes licitados entre Calçoene e Oiapoque.