Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP
O município de Macapá, com 503.327 habitantes, segundo estimativa do IBGE de julho de 2019, é o município com uma população que representa 59,51% de toda a população do estado.
A cidade de Macapá concentra 95,62% de toda a população do município, é o principal polo de atração do estado e, por isso, com muitas questões a serem administradas adequadamente para a população que, formada por nascidos em aqui mesmo e por uma grande parcela de migrantes nacionais, que vêm para cá atraídos pela capacidade que tem o seu sítio geográfico – que lista uma série de oportunidade em várias áreas de pesquisa e exploração –, como no setor terciário, principalmente o comércio.
Entender essa dinâmica é fundamental para que os administradores locais tenham sucesso durante a sua permanência como eleito pelo povo para gerenciar a aplicação dos recursos, como para representá-lo como vereador do município.
O retrato mais geral nos mostra uma sociedade cheia de interrogações sobre o futuro do município e de sua população, com grade parcela de desempregados e precisando cumprir o seu papel.
De pouco adianta imaginar administrar os problemas deste município sem considerar, em cada estratégia adotada e em cada projeto trabalhado, a ocupação daqueles que estão precisando ingressar no mercado de trabalho para não entrar no processo de desesperança.
O prefeito Clécio será uma boa referência para seguir, como continuidade, a trilha que vem dando certo, e todos aqueles que imaginarem outra forma de governar o município, sem considerar o histórico administrativo do atual gestor do município, corre o risco do retrocesso.
Entender essa dinâmica e compreender como ela se impôs é fundamental para quem está disposto a concorrer a um cargo de vereador ou à sucessão do atual prefeito.