Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT- 0000399/AP

A Amazônia voltou a estar no centro das atenções dos ambientalistas e progressistas com os dados anunciados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE referente a derrubadas e queimadas efetivadas durante o mês de junho.
Imediatamente o presidente do Senado, Davi alcolumbre, procurou o presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, que é também vice-presidente da República, Hamilton Mourão para um encontro através da internet para um debate temático sobre a situação real da região.
O presidente do Conselho apresentou o planejamento estratégico que tem como objetivo preservar a Amazônia.
Durante a conversa entre as duas autoridades nacionais, Hamilton Mourão defendeu a atuação do Conselho Nacional da Amazônia Legal na promoção de políticas públicas para a área, entretanto lamentou os obstáculos que tem enfrentado para efetividade das ações do órgão.
Mourão garantiu que um dos principais problemas é a falta de recursos para o enfrentamento do desmatamento, queimada, garimpo ilegal e irregularidades fundiárias.
A sessão de debates temáticos foi convocada em atendimento a requerimentos dos senadores Telmário Mota e Eliziane Gama, ele de Roraima e ela do Amazonas, representantes no Senado dos interesses regionais.
Diferentemente do quadro que se via anteriormente, quando não havia interlocução para debater os programas da Amazônia, agora se tem as informações e a estratégia que será utilizada na consecução dos trabalhos.
Os programas decorrentes dos planos aprovados serão a porta de entrada de recursos para enfrentar todos aqueles que se aventuram nas irregularidades, não respeitando a lei e a história da Amazônia.
Os ribeirinhos, aos quais conheço pessoalmente, estão confiantes e com a certeza de que poderão passar o bastão para que os novos agentes nacionais façam o trabalho que tem que ser feito e que vai terminar na preservação da maior área de floresta do planeta.