As eleições de 2020, depois da Emenda Constitucional 107, tiveram as datas dos dias de votação adiada por 42 dias para a realização do primeiro turno, quando serão eleitos 174 vereadores em todo o estado, 16 prefeitos e 16 vice-prefeitos. A única possibilidade de segundo turno é no município de Macapá, com mais de 200 mil eleitores aptos a votar, e como certa a troca de nome do prefeito atual, Clécio Luis.
É importante considerar que ainda há a possibilidade, destacada na Emenda Constitucional, que a critério do Legislativo, pode ser alongado o prazo da eleição até, no máximo, o dia 27 de dezembro em caso do cenário da pandemia não permitir a realização da eleição no dia 15 de novembro.
A eleição para vereador é considerada pelos cientistas políticos como uma das mais importantes das realizadas no Brasil. É nesta eleição que, em regra, emergem as lideranças políticas do futuro.
Assim, a eleição para vereador, que não admite coligação de partidos, os atuais pré-candidatos podem ser divididos em dois grupos: um formado por pré-candidatos com alguma experiência e aqueles com experiência; e outro grupo formado por candidatos novos, aqueles que ainda não disputaram uma eleição.
Eu quero destacar, aqui, exatamente esses candidatos novos.
Os candidatos novatos ao cargo de vereador podem ter melhores performances a partir de algumas condicionantes, que precisam ser vencidas para que alcancem o esperado número de votos que o levem a ocupar uma das cadeiras da câmara de vereadores do município, entre outras que podem ser aproveitadas pelo pré-candidato.
Antes de qualquer coisa o pré-candidato já sabe que teve que filiar-se a um partido político. Naquele momento da filiação, o pré-candidato novato deve ter lido o Estatuto do partido que escolheu. Se não o fez, leia-o. Os novatos têm a impressão ou a informação de que os partidos políticos usam sempre a mesma estrutura estatutária. Isso não é verdade. Cada partido tem um estatuto onde as regras são definidas conforme os interesses do partido, além de ter um conteúdo programático para ser seguido e lideranças consolidadas para com as quais precisa conversar, e muito…
Nesse momento, que antecipa a realização das convenções que estão confirmadas para o período entre 31 de agosto a 16 de setembro, o pré-candidato novato tem que identificar e conversar sempre com as lideranças partidárias para que não lhe deixe fora dos candidatos do partido. Não devem pensar que essa situação não pode acontecer. Já aconteceu, e muitas vezes.
O pré-candidato novato também deve saber que precisa ter condições para disputar a eleição. Condições financeiras, disponibilidade de tempo e equipes de rua para enfrentar as equipes de rua dos adversários tanto de outros paridos como dos pré-candidatos que disputam com você a mesma vaga no seu partido.
Qualquer pré-candidato – e o novato também –, precisa definir um plano de ação para chegar até o eleitor sem cometer crime eleitoral ou sem ferir as regras da eleição, senão pode acontecer de, mesmo ganhando a vaga, perdê-la por erro de procedimento.
O pré-candidato novato precisa ter propostas claras do que pretende fazer caso seja eleito vereador pelo município onde tem domicílio eleitoral. Não adiante chegar, pessoalmente, ao eleitor ou através de colaboradores de campanha sem apresentar uma proposta que convença ao eleitor de que você é o candidato em quem vai votar. Pode não parecer, mas a relação é muito profissional entre o futuro candidato e o eleitor em condições de voto em 2020.
E não esqueça que seus principais cabos eleitorais são seus familiares.