A semana que passou terminou com a promessa de que finalmente a equipe econômica vai apresentar sua proposta de reforma tributária. O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que vai levar o texto ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, nesta terça-feira. A grande dúvida é se Guedes vai incluir um imposto sobre transações financeiras, nos moldes da extinta CPMF. O ministro voltou a defender a ideia, que permite a redução dos impostos sobre a folha de pagamento.

CHAMOU A ATENÇÃO
O ministro do STF Gilmar Mendes dominou boa parte do noticiário político da semana ao dizer que o Exército está se envolvendo com um genocídio ao manter seus quadros no Ministério da Saúde. A fala de Mendes aumentou o estresse entre os poderes e colocou em questionamento a gestão do ministro interino da Saúde Eduardo Pazuello. Por outro lado se constatou a preocupação de vários analistas no sentido de encontrar uma forma de enquadrar o ministro e se falou até em impedimento do ministro-falante. Gilmar Mendes está em Portugal onde pretenderia morar depois de se aposentar.

PORTO DE MACAPÁ EM SANTANA
Alguns especialistas empíricos, categoria que cresceu muito nos últimos anos, deram seus vereditos sobre a questão do Porto de Macapá localizado em Santana, administrado pela estatal Companhia Docas de Santana, em decorrência da anunciada finalização da Rodovia Federal, BR-163, que liga as cidades de Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, a Santarém, no Pará, passando por Sinop no Mato Grosso e regiões produtivas de grãos. O destino natural do embarque de grãos é Barcarena, no Pará. Os administradores e parlamentares do Amapá precisam descobrir o caminho para inserir Santana na logística.

BR-163
Diferente do que aconteceu com a BR-156, que liga o Amapá ao Oiapoque, a BR-163 recebeu trabalho intenso do Governo Federal, inclusive com a participação do Grupo de Engenharia do Exército em sua execução, é uma rodovia longitudinal, com 3.579 km em sua extensão total. Seu trecho principal, que liga as cidades de Tenente Portela no Rio Grande do Sul, a Santarém, no Pará, existindo ainda um trecho complementar localizado entre as cidades de Oriximiná e Óbidos, no Pará.

AMAPÁ “DESACELERADO”
O Ministério da Saúde divulgou o mapa da pandemia no Brasil provocada pela covid-19. Os dados publicados foram apurados às 8h do dia 16 de julho de 2020, com média móvel de 7 dias em relação há 14 dias. Os estágios são apresentados em quatro fases da pandemia: acelerado, estável, desacelerado e reduzido. Nenhum estado aparece na fase “reduzido”. O Amapá é o único estado na fase “desacelerado”. Na fase “estável” estão Acre, Amazonas, Rondônia, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Rio de Janeiro. Os demais estão, ainda, na fase “acelerado”.

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS
Em conversa com o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Amapá – CAA/AP nós tivemos a oportunidade de conhecer parte das instalações do prédio da CAA e anotar que, do prédio, fazem parte dois auditórios equipados, mas que, em decorrência da pandemia, estão sem atividades no local. Na oportunidade recebi a Carteira de Associado, com validade de um ano (???) onde, no verso, estão listadas os convênios e serviços prestados pela CAA, como: beleza, saúde, educação, serviços e produtos (não me perguntem o porquê da sequência).