Domingo é Dia dos Pais. Há razões que justificam a escolha do segundo domingo de agosto para a realização da celebração do Dia dos Pais. Aqui no Brasil, a data é festejada desde 1953, quando um publicitário importou a ideia e, naquele ano, a comemoração aconteceu no dia 14 de agosto, data coincidente com o aniversário de São Joaquim, considerado o patriarca da família. Muito antes, entretanto, o filho de Nabucodonosor, Elmesu, teria moldado o primeiro “Cartão do Dia dos Pais” na antiga Babilônia, fazendo uma placa em argila em que desejava sorte, saúde e vida longa para o seu pai.

MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO
O marco regulatório do saneamento, aprovado no primeiro semestre de 2020, apresenta 5 pontos em destaque. Podemos destacar os seguintes pontos: a) 99% da população com água potável em casa até dezembro de 2033; b) 90% da população com coleta e tratamento de esgoto até dezembro de 2033; c) ações para diminuição do desperdício de água e aproveitamento da água da chuva; d) estímulo de investimento privado através de licitação entre empresas públicas e privadas; e) fim do direito de preferência a empresas estaduais.

NOVA LINHA DE TRANSMISSÃO
O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP) iniciou, no dia 31 de julho, as tratativas para a construção de uma nova linha de transmissão de energia elétrica para os municípios de Pedra Branca e Serra do Navio, região centro-oeste do Amapá. Em reunião virtual, no Palácio Setentrião, com o governador do Estado e outras autoridades, Davi afirmou que vai buscar parcerias com o governo federal e também com o setor público-privado para essa cooperação.

LUZ PARA A AMAZÔNIA
Em ato importante para as famílias residentes em unidades de conservação, como o arquipélago do Bailique no Amapá, o senador e presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), acompanhado do presidente Jair Messias Bolsonaro e do ministro Bento Albuquerque, assinaram, no dia 5 de agosto, o programa de diretrizes para execução do Programa “Mais Luz para Amazônia”, com investimento de mais de R$ 100 milhões para instalação de equipamentos de geração de energia limpa e renovável para as comunidades. O evento aconteceu no Ministério de Minas e Energia, Brasília.

AINDA SEM PERSPECTIVA DE FIM
A disputa particular ente Jaci Amanajás e Jack JK pelo direito de ocupar uma das cadeiras na Assembleia Legislativa do Amapá parece que ainda está longe do final. Esta semana mais um capítulo foi assinado, desta feita pelo ministro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Roberto Barroso, que entendeu que o ministro Tófoli estava certo quando determinou que o Tribunal Regional eleitoral cumprisse a decisão da ministra Carmem Lucia que validava os votos dados ao partido Cidadania. Jaci, por enquanto, está perdendo todas.

ELEIÇÕES 2020
Ainda está morna a disputa dos pré-candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas eleições do dia 15 de outubro. Até agora são 12 pré-candidatos a prefeito. São 16 vagas para prefeito e vice-prefeito e 174 vagas para vereador em todo o estado, ou seja, 206 vagas para serem preenchidas ainda este ano. Sem coligação nas eleições proporcionais, os pré-candidatos a vereador são os mais tímidos. Com pouca, ou nenhuma influência no partido que se filiou, os pré-candidatos novatos estão na expectativa e perdendo tempo.