O objetivo do Convênio é desenvolver o programa Advocacia Empreendedora e um Empretec voltado para os advogados
O Amapá é o primeiro estado do Norte e o terceiro do Brasil a implantar o programa Advocacia Empreendedora.
A assinatura do convênio que vai possibilitar qualificação em gestão e empreendedorismo há mais de 4 mil advogados foi assinado na terça-feira, dia 11 de agosto, entre o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Iraçu Colares e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Jorge Anaice.
Estiveram também presentes na solenidade o diretor-superintendente do Sebrae/AP, Waldeir Garcia, e a diretora técnica Marciane Santo. Além de Jorge Anaice, a CAA/AP foi representada pela secretária adjunta Marli Xavier e o tesoureiro Eden Paulo. Também estiveram presentes os ex-presidentes da OAB/AP, Paulo Campelo e Washington Caldas.
O programa Advocacia Empreendedora consiste no atendimento aos Advogados associados à CAA/AP com conteúdos de empreendedorismo, capacitando-os em temas como finanças, atendimento ao cliente, ferramentas digitais, marketing, inovação, comportamento empreendedor, entre outros.
Também foi lançado no site do Sebrae um protocolo com orientações aos advogados sobre o atendimento durante o período da pandemia, de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde, dos órgãos sanitários e de acordo com os decretos estadual e municipal vigentes.
Outra novidade é um Empretec voltado à Advocacia.
O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) que busca desenvolver características de comportamento empreendedor e identificar novas oportunidades de negócios. Atualmente, é promovido em cerca de 40 países.
De acordo com a diretora Marciane Santo, a ideia é fomentar o empreendedorismo nos profissionais liberais da advocacia, apresentando-o como forma viável de crescimento e consolidação da atividade como negócio.
“Nossa proposta com esta parceria é aumentar o nível de gestão dos escritórios de advocacia, conhecer o quantitativo de escritórios e seu nível de maturidade empresarial, preparar os advogados para utilização de ferramentas digitais na gestão do negócio e relacionamento com o cliente e implementar o Programa Advocacia Empreendedora com a oferta permanente de capacitação”, explica.
Jorge Anaice, presidente da Caixa, disse que os advogados têm muito a aprender com a experiência do Sebrae e que essa parceria pode representar inclusive um novo olhar aos profissionais que já cogitavam até fechar seus escritórios por não verem perspectivas de superar a crise decorrente da pandemia.
A primeira ação da parceria foi a palestra virtual com o advogado Robert Beserra sobre “Marketing, vendas e negociação para advogados”, que aconteceu na quarta-feira, dia 12.

O momento em que o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Iraçu Colares e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados Amapaenses assinavam o convênio para implementação do Programa Advocacia Empreendedora.