Josiel Alcolumbre – Jornalista
DRT -0000399/AP

Os candidatos a candidato – os pré-candidatos –, já estão em plena pré-campanha eleitoral para ver seus nomes confirmados nas convenções que começam no final do mês e avançam pelos primeiros 16 dias de setembro.
A convenção partidária é um dos momentos sublimes de cada partido. A responsabilidade dos diretórios ou das comissões provisórias é muito grande, considerando que, naquele momento vai fazer a escolha de um candidato que vai representar o partido perante os eleitores.
A Democracia Participativa, como a que será experimentada no ato da convenção, vem ganhando vários significados importantes, pois, agora não só escolhe um candidato, mas, no caso das eleições majoritárias, escolhe ou aceita os partidos que irão compor a coligação.
Já no caso das eleições proporcionais, que vão eleger os vereadores que representarão os interesses do povo na câmara do município, vai ser experimentado um novo modo, ou seja, vai ser escolhida, na convenção, uma nominata que será apresentada ao eleitor de forma conjunta ou individual, dependendo da estratégia que será adotada por cada partido.
Outra grande responsabilidade dos convencionais é informar a todos os seus candidatos, como será feita a distribuição do dinheiro público de campanha que está no Fundo Eleitoral esperando por essa distribuição. Além do que ainda há o dinheiro, também público, do Fundo Partidário que pode complementar a quota-parte do Fundo Eleitoral, além das doações decorrentes de recursos próprios ou coleta de apoiadores.
Perceba que o financiamento da campanha será, basicamente, oriundo de dinheiro público. Sendo assim, o candidato terá que prestar contas de forma detalhada das suas receitas e dos seus gastos.
Está chegando o momento das definições e de saber quais serão os nomes que estarão concorrendo ao cargo de prefeito, de vice-prefeito e de vereador.