Apesar de já terem passados 19 anos do maior atentado terrorista História, todo dia 11 de setembro, escrevendo ou apenas citando, traz para a geração que foi testemunha do fato, as lembranças de um dos momentos mais aterradores: seja para os governantes dos Estados Unidos, seja para governantes de também expressivas nações do mundo, inclusive o Brasil. O atentado de 11 de setembro de 2001 foi realizado pela Al-Qaeda contra as emblemáticas Torres Gêmeas e contra o Pentágono. Nesse atentado, fundamentalistas islâmicos sequestraram aviões comerciais e os lançaram contra os alvos cuidadosamente escolhidos o que resultou em milhares de mortos.

PREFEITURA AVANÇA NA PERIFERIA
A Prefeitura de Macapá iniciou na quarta-feira, dia 9 de setembro, os serviços de terraplenagem na Avenida Alexandre Ferreira da Silva, no bairro Novo Horizonte, zona norte da capital. Os trabalhos iniciais fazem parte da execução de uma obra que terá pavimentação da via. O estivador Aroldo Santos reside no local há 8 anos e conta que as chuvas causam muitos transtornos em virtude da não pavimentação da via. Agora, ele espera que o serviço seja concluído para que até mesmo seu imóvel se valorize um pouco mais.

AMAPÁ NA ÁREA DA CODEVASF
O presidente Jair Bolsonaro sancionou dia 8 de setembro a Lei 14.053, de 2020, que amplia a área de atuação da Codevasf – Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco – incluindo as bacias hidrográficas continentais do estado do Amapá e outros sete estados. De autoria do presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP), essa norma teve origem no Projeto de Lei (PL) nº 4.731, de 2019, aprovado em agosto pelo Congresso Nacional e publicado na edição do Diário Oficial da União de quarta-feira, dia 9.

SESSÕES PRESENCIAIS
Presidente do Senado, Davi alcolumbre, anuncia datas de sabatinas e sessões presenciais. Está previsto para os dias 21 e 22 de setembro sabatinas de autoridades que ficaram pendentes de apreciação desde o início da pandemia da covid-19 no país. Depois de deliberadas nas comissões, as indicações serão analisadas pelos senadores em Plenário em sessões presenciais entre 22 a 25 de setembro.

LIMITE DE PRAZO PARA REGISTROS DE CANDIDATURAS
O prazo final para registro de candidatos, nas eleições municipais deste ano, vai até 26 de setembro. Com a Emenda Constitucional que transferiu o pleito para novembro, também foi adiada a data-limite para a apresentação dos pedidos de candidaturas. A Emenda Constitucional 107/2020, promulgada pelo Congresso Nacional no dia 2 de julho, adiou o primeiro e o segundo turno das Eleições Municipais deste ano, respectivamente, para os dias 15 e 29 de novembro, em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Órgãos partidários estaduais e municipais do Amapá foram alertados pelo Ministério Público Eleitoral a observar a obrigatoriedade da utilização simultânea de legendas, janela com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e audiodescrição em propagandas eleitorais na TV. Os recursos são necessários para permitir a inclusão de pessoas com deficiência ao processo eleitoral, de forma que possam exercer seu direito à liberdade de expressão e opinião. A recomendação foi enviada aos representantes dos partidos políticos, na última semana.