A cobrança vem e acumulada: o que fazer para discutir o pagamento e pedir correção?
Após a alta tarifa no primeiro mês do ano, o brasileiro, que pensava ter uma folga nos demais meses, foi surpreendido. A pandemia do novo coronavírus fez com que o consumo de energia elétrica aumentasse.
Em função do isolamento social, empresas, lojas e distribuidoras até podem ter registrado queda no consumo de energia elétrica. Mas, o aumento foi grande por parte dos consumidores domésticos.
Tudo isso pelo fato das famílias terem aumentado o consumo durante a quarentena. São mais pessoas utilizando todos os aparelhos e consumindo energia de diferentes formas.
Além disso, o home office, embora seja favorável, é um fator que pode trazer aumento nas despesas em muitos fatores, entre eles o da conta de luz.
Por esse motivo, foi divulgado, em abril, um empréstimo bilionário para cobrir as despesas do setor elétrico e conter esse efeito provocado pela Covid-19.
Os valores precisaram de aprovação e homologação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e serem administrados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
E, para não ter as contas fugindo do controle, você sabe como pedir revisão quando a conta de luz vem muito alta? Este texto te ensinará – continue até o final.

Como pedir revisão da conta de luz alta?
Percebeu sua conta de luz muito alta? A primeira coisa que você deve fazer é conferir tudo foi cobrado na sua conta. Afinal, você pode acabar pagando um valor indevido.
Os órgãos de Defesa do Consumidor (Procons) alertam para os consumidores ficarem atentos às cobranças nas contas de luz das distribuidoras.
Caso o consumidor note a presença de alguma cobrança ou código não identificado em sua conta, deve procurar imediatamente a concessionária de energia para esclarecer o motivo da cobrança.
Constatado o erro, ele deve formalizar reclamação junto à empresa e anotar o número de protocolo. Se não conseguir resolver a situação diretamente com a empresa, o caso deve ser levado ao Procon.
O órgão alerta ainda que os consumidores que já tiverem pago alguma conta com cobranças indevidas têm o direito de pedir o dinheiro de volta.
O Código de Defesa do Consumidor prevê que cobranças indevidas devem ser devolvidas em dobro, acrescidas de juros e correção monetária.
Além disso, o consumidor também pode ingressar com ação na Justiça pleiteando danos morais e materiais, segundo o órgão.

Veja 9 dicas de como economizar luz
A seguir, confira nove dicas para você começar a economizar o consumo de energia elétrica:
1) chuveiro elétrico: o chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consome energia. No calor, evite o seu alto consumo. Nos dias quentes, mude para a posição verão e economize.
2) iluminação: evite deixar as luzes acesas durante o dia. Uma alternativa é deixar as janelas abertas para poupar energias e não sentir muita diferença.
3) ventilador: é uma das melhores opções para economizar energia. No calor, o ventilador é mais econômico que o ar condicionado.
4) geladeira: posicione a sua geladeira com uma certa distância do sol ou calor de outros eletrodomésticos, como fogão e micro-ondas.
5) ferro de passar: evite passar roupas separadamente. Opte por passar uma grande quantidade de itens.
6) micro-ondas: sempre que puder, evite de usá-lo, pois consome bastante energia.
Por exemplo, lembre-se de descongelar um alimento com antecedência para não precisar acionar o eletrodoméstico.
7) computador: usou, desligue. Evite colocá-lo em modo hibernar ou repouso. Essa dica vale também para tablets, videogames e outros aparelhos eletrônicos que tenham essa função.
8) máquina de lavar: espere juntar uma boa quantidade para acionar o modo pré-lavagem. Água fria é mais econômico.
9) energia solar: por mais que tenham alto custo de instalação, os painéis solares geram economia na sua conta de luz de forma duradoura.

Você sabe calcular o consumo de energia elétrica?
Você pode antecipar a sua conta de luz se souber calcular o valor do consumo de energia. Assim, é possível ter uma noção e tomar medidas mais eficazes na hora de reduzir o consumo.
E se você não sabe como funciona o cálculo, está tudo bem. A maioria das pessoas também não faz ideia de que é possível fazer esse cálculo manualmente.
O cálculo funciona da seguinte maneira: comece dividindo a potência em watts do aparelho por 1.000. Isso transformará o valor em kilowatt (KW).
Depois, multiplique o resultado pelas horas de funcionamento do aparelho. Se quiser saber o gasto em reais multiplique os KW obtidos pelo valor da tarifa que é cobrada em sua região.

É importante para baixar o consumo de energia seguir alguns critérios como os que estão propostos no texto.