Em Santana são nove os candidatos a prefeito. Também uma mulher apenas nas disputas.
Desde domingo, dia 27 de setembro, que os candidatos ao cargo de prefeito e seus respectivos vices, bem como os candidatos ao cargo de vereador, estão sujeitos às regras da eleição para este ano e não podem alegar ignorância e nem exigir nada do que esteja dentro das regas da disputa. Por isso é importante ler e reler as regras da campanha e fazer com que tanto os candidatos como aqueles que estão nas ruas ou nas centrais de campanha e sedes de partidos, compreender os limites para não prejudicar o resultado do pleito para os concorrentes.
Já se tornou hábito para alguns candidatos e dirigentes de partido, colocar nas costas da fiscalização ou dos agentes dirigentes da eleição, culpa por insucesso no pleito. Esse comportamento vem sendo repetido procurando botar dúvida na cabeça do eleitor que poderia passar a ver o candidato como um “injustiçado”.
Este ano são 10 (dez) os candidatos a prefeito de Macapá. A maioria deles, 7 (sete) na faixa dos 40 aos, 2 (dois) na faixa dos 50 e 1 (um) na faixa dos 70 anos. São 9 (nove) homens e 1 (uma) mulher. Entre os candidatos a vice-prefeito, 7 (sete) são homens e 3 (três) são mulheres.
Cinco (5) dos dez candidatos são apoiados por uma coligação de partidos: Capi – 40, pela coligação “Frente Macapá Solidária”: PSB/REDE; Dr. Furlan – 23, pela coligação “De Coração Por Macapá”: CIDADANIA/MDB/PMN; Guaracy – 17, pela coligação “Deus, Pátria e Família”: PSL/PATRIOTA; Josiel – 25, pela coligação “Macapá em Primeiro Lugar”: DEM/PDT/PSC/PL/PV/PSDB/PSD/
SOLIDARIEDADE/PROS/AVANTE/REPUBLICANOS/PP; Paulo Lemos – 50, pela coligação “Macapá Para Todos Nós”: PSOL/PC do B.
Cinco (5) dos candidatos concorrem “solteiros”, isto é, com chapa pura: Cirilo Fernandes – 28, pelo PRTB; Gianfranco – 16, pelo PSTU; Haroldo Iran – 36, pelo PTC; Patrícia Lima Ferraz – 19, pelo PODEMOS; e Professor Marcos 13, pelo PT.
Em Santana são 9 (candidatos) que concorrem ao cargo de prefeito do Município, por 5 (cinco) coligações: Bala Rocha – 11, Dilson Borges – 15, Ofirney Sadala – 70, Professora Marcivania – 65 e Rarison Richard – 10. Os outros 4 (quatro) candidatos concorrem “solteiros”: Maurício Medeiros – 40, Professor Ray Rosa – 19, Professor Serginho – 23, e Tenente Antônio Luiz – 28.
O total de candidatos e candidatas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, pelos 16 municípios do Estado do Amapá, chega a 2.351. Sendo 89 candidatos e candidatos a prefeito; 89 candidatos e candidatas a vereador e 2.173 candidatos a vereador. São mais de 5 candidatos para uma vaga para prefeito ou vice-prefeito, e mais de 12 candidatos para uma vaga de vereador.

Josiel – 25 tem na coligação “Macapá em Primeiro Lugar” o apoio de 12 partidos na disputa pelo cargo de prefeito de Macapá.