Depois de ser indicado, em convenção do DEM, realizada no dia 4 de setembro de 2020, com Josiel Alcolumbre indicado para ser o candidato a prefeito de Macapá e com a definição de Silvana Vedovelli, do PP, para ser a candidata a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo DEM, a Coligação “Macapá em Primeiro Lugar”, formada por DEM/PP/PSDB/PSC/AVANTE/PSD/SOLIDARIEDADE/PDT/PROS/PV/PL/REPUBLICANOS, a preocupação agora é formar as equipes de campanha, tanto de escritório quanto as de rua.

PREFEITO CLÉCIO
O prefeito Clécio Luis, que testou positivo para a Covide-19, foi o primeiro candidato a prefeito de Macapá a superar, no segundo turno, votação, duas vezes, a marca dos 100 mil votos. Em 2012, quando disputou com Roberto Góes, chegou aos 101.261 votos, contra 98.892, de Roberto Góes, na eleição para prefeito de Macapá mais equilibrada de todos os tempos. Em 2016, somou 123.808 votos, contra 80.840 votos obtidos, no segundo turno, pelo candidato Gilvam Borges.

FUNCIONÁRIO PÚBLICO DEPOIS DE PEDIR EXONERAÇÃO VOLTOU
Um servidor público do município de Goiânia conseguiu na Justiça o direito de ser reconduzido ao seu cargo após pedir exoneração. Ele se desligou da função depois de ser aprovado em concurso federal. Na ocasião, chegou a pedir vacância, mas teve a solicitação negada pela administração pública municipal. A decisão, da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), foi dada sob o entendimento de que a vacância do cargo público, o funcionário tem garantindo o retorno durante os três anos de estágio probatórios do novo concurso.

JUSTIÇA NEGA ADIAMENTO DO ICMS
Na maior parte das demandas judiciais em que os contribuintes pediram para adiar o pagamento de ICMS em razão da pandemia do coronavírus, a Justiça decidiu a favor da Fazenda estadual e manteve a cobrança na data prevista. As empresas foram derrotadas em pelo menos 830 ações no Brasil, número que envolve decisões favoráveis às procuradorias e casos em que a própria empresa desistiu da demanda. É o que indica um levantamento de membros do Colégio Nacional de Procuradorias-Gerais dos Estados e do Distrito Federal concluído em julho.

CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS
A situação da pandemia trouxe diversas consequências econômicas para a sociedade, e consequentemente ao sistema de Justiça em relação ao pagamento das custas judiciais. Para construir soluções possíveis no assunto, o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador João Lages, recebeu no meio da semana passada a comitiva da Caixa de Assistência dos Advogados do Amapá, formada pelo presidente Jorge Anaice e os diretores Edem Paulo e Renivaldo Costa. Em breve o caminho deve ser definido.

EMERGENCIAL X BOLSA FAMÍLIA
Após desistir do Programa Renda Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), tenta evitar redução na popularidade com a ampliação do Programa Bolsa Família, após o fim do auxílio emergencial. A oposição acredita que o programa poderia alavancar a popularidade do presidente entre os mais pobres. Para o aumento do benefício, será necessário criar medidas tidas como impopulares para ter caixa e ampliar a cobertura do programa social.