Os trechos com restrição são: Rua Beira Rio, entre complexo do Araxá e Avenida Rio Matapi; Avenida Coaracy Nunes, entre as ruas Cândido Mendes e Binga Uchôa; Rua Mendonça Júnior, entre as avenidas Azarias Neto e Binga Uchôa; e Rua Azarias Neto, entre as avenidas Mendonça Júnior e Presidente Vargas
O prefeito de Macapá, Clécio Luís, assinou no sábado, 29 de agosto, o Decreto nº 3.030/2020, da 6ª etapa de retomada gradual das atividades econômicas e sociais. Pelo decreto, fica restrito o estacionamento de veículos na extensão da orla da cidade e Praça Zagury das 21h até 6h, nos trechos antes listados.
E justifica…
“Infelizmente tivemos que tomar essas medidas diante das cenas agressivas que temos presenciado na orla de Macapá todas as noites, com imagens que desrespeitam os nossos mortos por Covid-19, as pessoas que ficaram doentes e famílias enlutadas, e o sacrifício dos empresários, que tiveram seus estabelecimentos fechados, bem como as pessoas que perderam seus empregos” afirmou o prefeito.
É uma medida restritiva focada no ponto onde realmente está dando problema. Fizemos uma avaliação nos últimos dias e constatamos que são pessoas que se dirigem ao local, causando aglomeração, sem usar máscara, sem nenhum tipo de cuidado e total desrespeito à legislação e à memória da tragédia.
“A intenção é prevenir eventuais avanços da contaminação na população e retrocessos nos decretos das retomadas das atividades econômicas e sociais em Macapá. Portanto, teremos mais duas semanas de avaliação e espero contar com a contribuição de todos, como venho tendo da maioria da população, porque é para o bem de todos. E não esqueçam, por favor, usem máscara e evitem aglomerações”, completou Clécio Luís.
O decreto continua restringindo a aglomeração de pessoas em espaços públicos. Outras medidas também entraram nesta nova etapa, como a proibição de crianças de até dois anos de idade em estabelecimentos comerciais como lojas, bares e supermercados, com exceção dos restaurantes, lanchonetes, sorveterias, templos, igrejas e similares. Também continua limitada a entrada de, no máximo, uma pessoa por família em mercados, supermercados, atacadistas, miniboxes e similares.
A prefeitura lembra ainda que continua em vigor o decreto que estipula o uso obrigatório de máscara com multa de um salário mínimo para quem for flagrado sem o equipamento de proteção facial.
Todas as orientações sobre o funcionamento de cada modalidade nesta nova fase da 6ª etapa de retomada estão no Decreto n° 3.030/2020 e podem ser acessadas pelo link: http://macapa.ap.gov.br/coronavirus/atos-normativos.

Laboratório Covid
A Prefeitura de Macapá abriu o Laboratório Covid para testagem de pessoas assintomáticas. O espaço, localizado na Avenida FAB, já está funcionando de segunda a sábado, das 7h às 22h. O objetivo é ampliar a testagem na população e identificar aquelas pessoas que, mesmo assintomáticas, são portadoras do vírus, buscando orientá-las quanto à necessidade do isolamento. Dessa forma, diminuindo a circulação do vírus no município.

UBS vocacionadas para casos suspeitos da Covid-19
No entanto, os pacientes que apresentam sintomas da doença devem procurar as unidades de saúde de referência no atendimento aos casos suspeitos de Covid-19, para que sejam avaliados pelo médico; são elas: Lélio Silva, Marabaixo, Álvaro Corrêa e Covid Santa Inês.

O prefeito de Macapá no momento em que assinava o decreto que restringe estacionamento e aglomeração na extensão da orla.