O teste positivo para covid-19 para Josiel Alcolumbre, candidato a prefeito de Macapá; Clécio Luís, prefeito de Macapá; e Ofirney Sadala, prefeito de Santana, deixa uma alerta para todos aqueles que estão esperando o momento do registro da sua candidatura para sair em busca do voto.
Mostra que o momento ainda é de extremo cuidado, pois, o pior cenário pode ser uma campanha onde tudo vale, inclusive promover ou facilitar aglomeração, não respeitando o isolamento social que tanto é recomendado pelas autoridades que estão conduzindo o processo de enfrentamento ao novo coronavírus.
Os dois prefeitos das duas maiores concentração de pessoas em seus sítios urbanos, Macapá e Santana, por dever de ofício, embora com cautela, assim como o candidato Josiel, não puderam evitar, no período das convenções dos seus partidos, contatos com pessoas que, certamente e sem sintomas, já hospedavam o perigoso vírus.
Os outros dirigentes partidários passaram pela mesma situação obrigada e, se não fizeram o teste seria oportuno para saber qual a sua condição de saúde, levando em consideração a agressividade da covid-19.
Esta semana também tivemos uma perda irreparável: a morte do ex-jogador de futebol e comentarista esportivo Ubiratan Silva do Espírito Santo, o supercampeão Bira, que jogou pelo Esporte Clube Macapá, em Belém pelo Remo e pelo Paysandu, em Porto Alegre pelo Internacional e por tantos outros clubes brasileiros, clubes da América Latina e da América do Norte.
O ex-jogador morreu aos 65 anos de idade depois de desenvolver um câncer que o levou à morte no dia 14 de setembro de 2020, ele que tinha nascido em 20 maio de 1955.
Em outro assunto vamos destacar uma data que está prendendo a atenção dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador: 26 de setembro. Naquele dia, um sábado, encerram as inscrições dos candidatos para a disputa das eleições de 15 de novembro. Assim, no domingo, já teremos condições de identificar todos os candidatos.