As populações dos municípios amapaenses, como de resto todas as populações dos municípios brasileiros, viveram durante os primeiros 15 dias do mês de setembro a expectativa dos pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador com relação às convenções dos partidos para deixarem a condição de pré-candidato e buscar a condição de candidato.
As preocupações também foram divididas com o Dia da Raça, Dia da Amazônia, Dia da Independência do Brasil e o Dia da Criação do Território Federal do Amapá, escolhido pelos representantes do povo do Amapá, a Data Magna do Estado, 13 de setembro.
Ainda no período da pandemia, as comemorações do Dia da Pátria e da Data Magna do Estado foram ofuscadas pelos cuidados que as pessoas precisaram tomar, principalmente evitando aglomerações, requisito impossível de ser evitado nas comemorações. A melhor decisão foi aguardar o ano que vem ou o bicentenário da Independência que será comemorado em 7 de setembro de 2022.
Por isso se buscou substituir estas festas tradicionais da população e, principalmente das Forças Armadas, por reconhecimento de que estamos vivendo tempos especiais que exigem cuidados especiais.
Mesmo o anúncio de que o prefeito Clécio Luis testou positivo para a Covid-19 não mudou o ânimo, porque o prefeito anunciou que está bem, em isolamento social e esperando o tempo protocolar para voltar, em tempo integral, ao comando do desenvolvimento dos projetos que estão sendo “tocados” pelos técnicos da Prefeitura Municipal de Macapá.
Nesse contexto e com as medidas de precaução, foi anunciado o destaque para o projeto Setembro Amarelo, destinado a buscar conscientização para que todos possam contribuir com medidas de prevenção ao suicídio, como também levar apoio as pessoas que estão à beira de um stress ou mesmo de uma depressão, compreensível devido a condição de isolamento social a que muitas pessoas ficaram.
Ainda está nesta edição do Jornal Aqui Amapá uma notícia sobre o Imposto Digital que o ministro da Economia quer criar no sentido de resolver uma injustiça quando os comerciantes de lojas físicas têm que enfrentar, com muitas desvantagens, as lojas virtuais, cada vez mais comuns e cada vez mais aceitas pela população.
Enquanto a vacina não chega para enfrentar o novo coronavírus, nos resta defender-nos tomando precauções e agindo com inteligência.