As atualizações, do número de eleitores e do número de habitantes no município de Itaubal se tornou um enigma que só pode ser resolvido pelo TSE, responsável pela divulgação da atualização do número de eleitores por município, ou do IBGE, responsável pela divulgação da atualização do número de habitantes por município. Acontece que estamos frente a uma impossibilidade: o município de Itaubal está com nº de eleitores (7.365) maior que o número de habitantes (5.617). Um dos dois números está muito errado. Dia 15 de novembro teremos a primeira aproximação do errado.

POPULAÇÃO POR ESTIMATIVA
No último dia 27 de agosto o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou a estimativa da população brasileira. Foi uma divulgação estimada por um sistema matemático que informou aos técnicos que a soma dos habitantes dos 5.570 municípios brasileiros chega a 211.755.692. A estimativa se refere ao dia 1.º de julho de 2020 e foi publicada no Diário Oficial da União da mesma quinta-feira do anúncio. Essa estimativa serve para que cada um possa conhecer melhor o país, os estados e os municípios.

POPULAÇÃO DO ESTADO DO AMAPÁ
Os 16 municípios que formam o Estado do Amapá, acumulam uma população de 861.773 habitantes e que passa a ser entendido como a população do Estado do Amapá. Esse número é resultado de uma correção aritmética aplicando o fator de 1,89% no número que representou a estimativa de população para 2019 (845.731 habitantes). Macapá, com 512.902 é, entre os municípios, o que tem o maior número de habitantes, dos quais 57,07% são eleitores habilitados a votar no próximo dia 15 de novembro. Santana com 123.096 habitantes, tem 63,63% eleitores aptos a votar na mesma eleição.

MACAPÁ AUMENTA RESTRIÇÕES NA ORLA
Novo decreto assinado pelo prefeito de Macapá restringe estacionamento e aglomeração entre 21h e 6h na extensão da orla de Macapá. Os trechos com restrição são: Rua Beira Rio, entre complexo do Araxá e Avenida Rio Matapi; Avenida Coaracy Nunes, entre as ruas Cândido Mendes e Binga Uchôa; Rua Mendonça Júnior, entre as avenidas Azarias Neto e Binga Uchôa; e Rua Azarias Neto, entre as avenidas Mendonça Júnior e Presidente Vargas. “Infelizmente tivemos que tomar essas medidas diante das cenas agressivas que temos presenciado na orla de Macapá todas as noites”, disse o prefeito.

FAKE NEWS E A ECONOMIA
A popularização das “fake news” e os interesses econômicos por trás do fenômeno. De difícil combate, as notícias falsas ganham força em ambientes com baixos índices educacionais. No século 6, o historiador Procópio escreveu um texto chamado Anekdota com o objetivo de, por meio de informações falsas, arruinar a reputação do imperador Justiniano, o que demonstra que o fenômeno hoje chamado de “fake news” não é recente. Com o advento da internet o fenômeno ganhou mais força, a ponto de muita gente considerar que estas notícias falsas podem eleger candidatos.

HORÁRIO DE VOTAÇÃO ESTENDIDO
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, decidiu na quinta-feira, dia 27, ampliar o horário de votação nas Eleições Municipais de 2020 em uma hora por conta da pandemia da Covid-19. A intenção é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança e tentar reduzir as possibilidades de aglomeração nos locais de votação. Com isso, os quase 148 milhões de eleitores aptos a participar do pleito irão às urnas de 7h as 17h (considerando o horário local) no primeiro turno, marcado para 15 de novembro, e, onde for necessário, no segundo turno, marcado para 29 de novembro.