O município de Itaubal tem mais eleitores do que habitantes. Os números são oficias.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, no dia 5 de agosto, o número de eleitores aptos a votar no dia 15 de novembro de 2020, quando anunciou que o Estado do Amapá tem 517.502 eleitores aptos a votar nas eleições municipais e que Macapá concentra o maior número de eleitores, mais de 50%, no Estado, chegando a 292.718 eleitores e que o município de Itaubal, a Leste do Estado e a 80 km da capital, Macapá, conta um dos menores colégios eleitorais do estado, com 7.365 eleitores.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, no dia 27 de agosto, a população brasileira e de cada estado que forma a Federação Brasileira. Pelos números do IBGE, no dia 1.º de julho a população do Estado do Amapá chegava aos 861.773 habitantes. A capital Macapá a 512.902 e o município de Itaubal, referido anteriormente, com apenas 5.617 habitantes.
Os eleitores de um município são todos, obrigatoriamente, moradores do município. Só tem domicilio eleitoral no município quem reside no município, então, só poderá ser eleitor do município quem mora no município.
Analisando os números de eleitores e de habitantes de qualquer município, o número de eleitores será, necessariamente, um subconjunto do conjunto de moradores do município.
Itaubal, com 5.617 habitantes, segundo o IBGE, não poderia ter o número de 7.365 eleitores, pois ali moram crianças e pré-adolescentes, todos com menos de 16 anos, idade mínima para ser listado como eleitor.
O IBGE chegou à população de Itaubal se valendo de estimativa; o TSE chegou ao número de eleitores analisando o cadastro de eleitores inscritos e aptos para votar em 15 de novembro. Um dos dois números está errado e precisa ser corrigido, pois, enquanto um, o de habitantes, implica em destinação de recursos, o outro, pode implicar, inclusive, em nulidade de eleição.

Sede do Município de Itaubal onde as estatísticas do IBGE e do TSE se conflitam.