Desde o último final de semana que tem aumentado a procura, por parte da população macapaense, aos centros de covid mantido pela Prefeitura de Macapá, em uma clara demonstração de que o vírus, que havia arrefecido seu ataque, está de volta desafiando as autoridades e as pessoas de uma forma geral. Os testes rápidos estão indicando a necessidade de aprofundar as investigações sobre a doença e revivendo a interpretação que já estavam em descanso. Os centros que marcam a entrada dos pacientes no sistema estão lotados.

COORDENAÇÃO DE CAMPANHA
Logo no início algumas coordenações de campanha divulgaram que as medidas tomadas não tinham cobertura legal e ameaçaram com recursos aos organizadores da eleição para que continuassem com a campanha, independente do resultado que poderia provocar contribuindo para a proliferação da Covid-19. O bom senso prevaleceu. Os ânimos se acalmaram com os que ameaçavam recorrer consideraram a questão com o que poderiam interpretar os eleitores que ficaram se perguntando: “esse candidato sabe mesmo o que é ser prefeito ou vereador”.

DECRETO MUNICIPAL
Por meio da assinatura do Decreto Municipal n° 3.431/2020, também foram suspensas atividades não essenciais em estabelecimentos de Macapá, assim como a diminuição no horário de atividades econômicas do município. Bares, boates, empresas de eventos, clubes de lazer e recreação, balneários, parque de diversões e similares ficam suspensas pelo período de sete dias. Todas as medidas foram tomadas após o aumento na procura nas Unidades Básicas de Saúde devido à contaminação por Coronavírus.

ENQUANTO ISSO NO SENADO
Eventos de campanhas eleitorais que gerem aglomerações podem ser proibidos. O Projeto de Lei, apresentado pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), quer evitar esse tipo de comportamento por parte dos candidatos em eleições durante a pandemia. A proposta, de autoria do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), altera a Lei Eleitoral para que a regra seja permanente e se aplique a situações futuras em que pandemias, como a da Covid-19, estejam acontecendo.

BLITZ DA DEMOCRACIA
O Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral), representado pelo promotor eleitoral Horácio Coutinho, que atua na 6ª Zona (ZE) de Santana, participou no último sábado (24), da “Blitz da Democracia”, naquele município. A atividade, organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) foi realiza em parceria com o MP Eleitoral e forças da segurança pública do Amapá. O objetivo foi combater a propaganda eleitoral irregular e outros ilícitos eleitorais na cidade, no âmbito das Eleições 2020.

SANTANA
A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferta para detecção da Covid-19 os exames de sorologia, RT-PCR e teste rápido. Todos estão disponíveis nas três unidades vocacionadas ao atendimento de pacientes sintomáticos. “Hoje, o município tem dois campos de testes, um para pacientes sintomáticos e outro para pacientes assintomáticos. Isso significa que conseguimos diagnosticar mais e, consequentemente, tratar melhor os pacientes positivos, evitando assim uma contaminação maior da Covid-19”, destaca a secretária municipal de Saúde, Gisela Cezimbra.

PESQUISA IBOPE EM MACAPÁ
Foi divulgado na quarta-feira, a Pesquisa Ibope com as intenções de votos para os candidatos a Prefeito de Macapá. O resultado foi o seguinte: Josiel 31%, Capi 15%, Dr.Furlan 11%, Patrícia Ferraz, também 11%, Cirilo Fernandes 7%, Guaracy 6%, Haroldo Iran 3%, Giafranco 1%. O levantamento foi feito entre os dias 26 e 28 de outubro.