A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa hoje, sexta-feira, 9 de outubro, e vai até 12 de novembro para o primeiro turno.
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão começa nesta sexta-feira, 9 de outubro, e vai até 12 de novembro para o primeiro turno.
Se houver segundo turno, o horário gratuito vai ao ar de 20 a 27 de novembro. Será feita em dois formatos, um para os candidatos a prefeito e outro para quem concorre ao cargo de vereador.
As eleições municipais deste ano foram adiadas de 4 de outubro para 15 de novembro. Nos municípios onde houver segundo turno – cidades com mais de 200 mil eleitores onde o candidato mais vota¬do não alcance 50% dos votos mais um (maioria) –, o pleito será realizado no dia 29 de novembro.
O Jornal Aqui Amapá apurou que são 10 (dez) candidatos a prefeito do município de Macapá. Que 7 (sete) estão na faixa dos 40 (quarenta) anos de idade; 2 (dois) na faixa dos 50 (cinquenta) anos de idade e, apenas um, na faixa dos 70 (setenta) anos de idade
Na televisão, os programas serão exibidos das 13 horas às 13h10 e das 20h30 às 20h40. Já os vereadores aparecerão apenas nos comerciais ao longo da programação. Cada partido terá um número específico de inserções, calculado pela Justiça Eleitoral a partir do número de representantes que a legenda tem na Câmara dos Deputados.
Entretanto, cada sigla com candidatos a prefeito poderá – a critério seu – destinar parte do tempo nos blocos de dez minutos para os vereadores.
Do total do tempo, 10% são divididos igualmente entre os partidos e coligações; 90% divididos proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados. A norma prevê ainda que nas eleições municipais, o tempo será dividido na proporção de 60% para a propaganda de candidatos a prefeito e 40% para a propaganda de vereadores.

Datas do processo eleitoral deste ano
– Dia 9 de outubro – início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para o primeiro turno
– Dia 27 de outubro – divulgação, pelos partidos políticos, coligações e candidatos, de rela¬tório discriminando as transferências do Fundo Partidário, os recursos recebidos e os gastos feitos
– Dia 15 de novembro – primeiro turno das eleições
– Dia 20 de novembro – início da propaganda no rádio e televisão para o segundo turno
– Dia 29 de novembro – segundo turno das eleições
– Dia 15 de dezembro – data limite para encaminhamento à Justiça Eleitoral das prestações de contas dos candidatos e dos partidos políticos
– Dia 18 de dezembro – data limite para diplomação dos candidatos eleitos

Há quem acredite que o Horário Eleitoral Gratuito ainda decide a eleição. Outros preferem acreditar que as redes sociais são mais eficientes.