Etapas decisivas das eleições municipais 2020 estão sendo vencidas. Hoje, dia 27 de outubro, terça-feira, em obediência à Emenda Constitucional n.º 107/2020, será divulgada, pela internet, em sítio eletrônico criado pela Justiça Eleitoral para esse fim, a prestação de contas parcial, dela constando o registro da movimentação financeira e/ou estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até o dia 20 de outubro.
Essa medida, prevista na Constituição devido à Emenda Constitucional n.º 107/2020, tem pelo menos dois aspectos importantes para os candidatos. O primeiro aspecto está na necessidade de o candidato contar com uma contabilidade atuante e, o outro, para servir de laboratório aos candidatos novos que, podendo cometer erros nesta primeira prestação de contas parcial, pode corrigi-los para quando for fazer a prestação de contas final.
A prestação de contas é um item de campanha que tem prejudicado muitos bons candidatos que, por isso, acabam tendo problema para exercer o mandato.
No final de semana, dia 31 de outubro, sábado, 15 dias para as eleições, é a data a partir da qual nenhum candidato ou candidata poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito. Uma pessoa está em flagrante delito quando está cometendo um crime ou acaba de cometer a infração penal.
Também o dia 31 de outubro de 2020 é a data na qual deverá ser divulgado o quadro geral de percurso e horários programados para o transporte de eleitores para o primeiro turno e o eventual segundo turno de votação.
Esse momento é o momento da virada ou o momento da consolidação.
As informações dos candidatos devem ser precisas para que os cabos eleitorais, mesmo respeitando as regras municipais devido à pandemia do novo coronavírus, ganhem o gás suficiente para animar a campanha e deixar todos confiantes.
Não tem essa do já ganhou.
Aliás, o eleitor de Macapá pode pregar uma peça e sepultar definitivamente pretensões alimentadas daqueles que duvidam na observação deste eleitor.