A Prefeitura de Macapá iniciou ontem, dia primeiro de outubro, às 8h da manhã, na UBS Rosa Moita, a programação alusiva ao Outubro Rosa e que segue até o dia 30 com uma programação especial. Devido à pandemia e ao distanciamento social, os horários de mais de 15 UBSs serão estendidos para a ofertar, em livre demanda, consultas ginecológicas, coleta de PCCU e requisição de mamografias.

EXAMES
O exame Papanicolau ou PCCU é realizado para a coleta de amostra do material do colo do útero, a fim de analisar a natureza das células. A coleta é rápida, indolor e simples, podendo causar leve desconforto nos casos onde a mulher tem dificuldade para relaxar a musculatura. Para a realização do exame, é necessário que a mulher não esteja em seu período menstrual, pois o sangue pode atrapalhar na análise celular. Mulheres grávidas podem fazer o preventivo sem danos ao bebê.

DAVI CANCELA SESSÃO
Por falta de acordo sobre alguns vetos, o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre, cancelou a sessão do Congresso Nacional marcada para quarta-feira, dia 30. Entre os itens na pauta da sessão remota deliberativa estava o veto, que prorroga a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia até dezembro de 2021 e o veto parcial, que derrubou 24 dispositivos do chamado pacote anticrime.

JOSIEL NA ORLA
No dia 27 de setembro, primeiro dia da campanha eleitoral nas ruas, o candidato ao cargo de prefeito, Josiel Alcolumbre (DEM) e a candidata a vice, Silvana Vedovelli (AVANTE), apoiados por uma coligação de 12 partidos, a maior dessas eleições municipais, foram para a orla da cidade saudar o eleitor e mostrar que estão atentos à disputa e interessados a dar continuidade ao bom trabalho que está sendo realizado pelo atual prefeito Clécio Luis.

ESTÁ DISPONIVEL
Já está disponível, para consulta, a tabela com a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados que serve de base de cálculo para a distribuição do tempo da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão nas Eleições 2020. Conforme a Portaria TSE nº 722/2020, publicada dia 25 no Diário da Justiça eletrônico, a legenda com mais representatividade é o Partido dos Trabalhadores e aqueles que têm três deputados ou menos não vão fazer campanha no rádio e na televisão.

SEM VEZ NA TV
O Partido da Mobilização Nacional – PMN (3 deputados), o Partido Trabalhista Cristão – PTC (2 deputados), Democracia Cristã – DC (1 deputado), Rede Sustentabilidade – REDE (1 deputado), e os Partidos: Partido Comunista do Brasil – PCB, Partido da Causa Operária – PCO, Partido da Mulher Brasileiro – PMB, Partido Renovados Trabalhista Brasileiro – PRTB, Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU) e União Popular (UP), não atingiram o corte de 4 (quatro) deputados federais e por isso não participam da divisão do tempo para o horário eleitoral gratuito.