A partir desta terça-feira, dia 27 de outubro, conforme Emenda Constitucional 107/2020 será divulgada, em sítio eletrônico criado pela Justiça Eleitoral para esse fim, a prestação de contas parcial dos candidatos, dela constando o registro da movimentação financeira e/ou estimável em dinheiro ocorrida desde o início da campanha até o dia 20 de outubro. Os partidos e os candidatos devem ficar atentos principalmente para os pontos reprovados da prestação de contas para acertar na prestação de contas final.

PRISÃO SÓ EM FLAGRANTE
Dia 31 de outubro, sábado, 15 dias antes da eleição, é a data a partir da qual nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito, como manda o Código Eleitoral. Uma pessoa está em flagrante delito quando está cometendo um crime ou acaba de cometer a infração penal. Essa data também marca o último dia para a requisição de funcionários e instalações destinadas aos serviços de transporte de eleitores no primeiro turno e eventual segundo turno de votação.

PESQUISAS ELEITORAIS
É interessante como nesta fase da campanha eleitoral os nervos estão à flor da pele. Basta anunciar uma pesquisa aqui ou ali que os candidatos e até os eleitores se agrupam para analisar: primeiro se é real; depois se atendeu os seus interesses. O Tribunal Superior Eleitoral – TSE, através da Resolução n.º 23.600, de 12/12/2019, mais uma vez tentou dificultar as pesquisas mal feitas, para além do crivo do respectivo Tribunal. Por aqui há pesquisa para todos os gostos que apontam favoritos ao cargo de prefeito de Macapá.

ENDURECENDO À BANDEIRADA
Os próprios coordenadores de campanha estão tomando as providências no sentido de não desobedecer ao decreto municipal que proíbe aglomerações. Os primeiros dias da campanha foram suficientes para dar o recado: muita gente com sintomas e as unidades de saúde lotadas para fazer o exame ou apenas confirmar as desconfianças e já voltar para casa com a medicação preventiva. O fato é que não dá para enfrentar a Covid-19 de peito aberto ou sem qualquer proteção ou desconfiança.

MOVIMENTAÇÃO NO INTERIOR
Como estão confirmadas para o dia 15 de novembro as eleições em todos os 16 municípios do Estado, os cuidados também precisam ser tomado nos 16 municípios. As caminhadas no interior estão mais repetidas e, em algumas, com grande quantidade de pessoas, como é o caso de Pedra Branca do Amapari. Aí precisa de pulso forte da administração municipal que enfrenta outro problema: o chefe ou a chefa da administração é o principal motivador de aglomeração.

PROVEDORES DE INTERNET
A administração local dos provedores de internet têm dois momentos importantes e que parecem com pescaria: um para fisgar o peixe e, outro, para deixá-lo entregue à própria sorte. Depois de assinar o contrato com uma série de cláusulas para serem cumpridas, também pela empresa, esta só se lembra daquele que diz que ele tem que cobrar e o paciente tem que pagar. Daí pra frente não tem conversa, mesmo e principalmente quando o cliente tem razão.