A propaganda eleitoral gra¬tuita no rádio e na televisão começa nesta sexta-feira, 9 de outubro, e vai até 12 de novem¬bro para o primeiro turno. Se houver segundo turno, o ho-rário gratuito vai ao ar de 20 a 27 de novembro. Será feita em dois formatos, um para os candidatos a prefeito e outro para quem concorre ao cargo de vereador. As eleições municipais des¬te ano foram adiadas de 4 de outubro para 15 de novembro. Nos municípios onde hou¬ver segundo turno – cidades com mais de 200 mil eleitores onde o candidato mais vota¬do não alcance 50% dos votos mais um (maioria) –, o pleito será realizado no dia 29 de novembro.

PARQUES INFANTIS
Após a instalação dos brinquedos no Residencial Mestre Oscar, localizado na zona norte; e Praça Nossa Senhora da Conceição, zona sul, chegou a vez dos bairros Araxá e Buritizal serem contemplados com a instalação de parques infantis pela Prefeitura de Macapá. Serão quatro kits, contendo escorrega, escada, balanço e tubos. A Prefeitura de Macapá concluiu a instalação dos quatros módulos de brinquedos, os parques infantis.

DIA DO IDOSO
No dia 1º de outubro, comemora-se o Dia do Idoso. Essa data, que marca o dia em que o Estatuto do Idoso (Lei n.º 10.741) entrou em vigor, é fundamental para reforçar a importância da proteção a esse público e para reavaliarmos nossa atitude com relação aos idosos. O envelhecimento é um fenômeno biológico normal que atinge todos os organismos vivos, mas muitas pessoas não sabem lidar com esse processo. Diante disso, o aumento da expectativa de vida no Brasil, que hoje ultrapassa os 71 anos de idade, representa um desafio para toda a sociedade, que deve criar formas de amparar melhor os idosos.

OUTUBRO ROSA
Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade. Durante o mês, diversas instituições abordam o tema para encorajar mulheres a realizarem seus exames e muitas até os disponibilizam. Iniciativas como essa são fundamentais para a prevenção, visto que nos estágios iniciais, a doença é assintomática.

A IMPORTÂNCIA DA MAMOGRAFIA
Diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.

8 NOVOS LOCAIS DE VOTAÇÃO
Com o objetivo de facilitar o acesso de eleitores e desafogar outros locais de votação, a Justiça Eleitoral por meio da 2ª Zona Eleitoral, criou 8 novos locais de votação. Os moradores do centro, zona sul, oeste de Macapá e do distrito do Bailique terão mais comodidade e eficácia na prestação de serviços da Justiça Eleitoral. Os eleitores que estiverem interessados na mudança de sua seção para um dos novos locais de votação devem procurar os postos de atendimento do TRE nos cartórios eleitorais e nos boxes de atendimento do Super Fácil do Centro, Zona Oeste e Sul da capital, para revisão do cadastro eleitoral, munidos de documento oficial com foto e comprovante de residência.