Rodolfo Juarez

Este ano vamos experimentar um dia do Círio de Nazaré diferente. A pandemia declarada pela OMS devido à quantidade de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, transmissor da Covid-19, está sendo apontada como a causa única da tomada de decisão pelas autoridades religiosas desses dois importantes centro da Amazônia: Macapá, no Amapá, e Belém, no Pará.
Parece-nos muito certo, coerente, oportuna e razoável a medida tomada pelas autoridades da Igreja Católica no Amapá, suspendendo a procissão do Círio.
Com essa medida, o que fazer com os pagadores de promessa?
Sabe-se que é forte o sentimento religioso do povo brasileiro e, especialmente, dos povos da Região Nordeste e da Região Norte. Dificuldades enfrentadas no dia a dia levaram aos homens e mulheres destas duas regiões a acreditarem, sem qualquer dúvida, que alguém está zelando por cada um de nós em algum lugar e elegeu onde haveria de acertar as contas.
Para o amapaense e o paraense um dos momentos públicos preferidos é o da procissão do Círio de Nazaré. E têm os seus motivos, construídos pela formação religiosa adquirida nas paróquias ou mesmo em casa, com os pais, até a adolescência, depois fica por conta de cada um.
É na procissão do Círio que estão os descalços voluntários, os carregadores em sacrifício, os anjos no sol quente, os cordeiros procurando um lugar para segurar a corda milagrosa que, depois da procissão, é dividida, em pedaços, para todos aqueles que, além de ser um cordeiro durante a procissão, ainda precisa levar um pedaço da corda para casa como amuleto.
Outros, também, seguem a procissão andando de joelhos no asfalto quente, de pés descalços, carregando um filho, arrastando uma moto, vestido das mais diferentes maneiras para deixar público a sua fé, o motivo da sua promessa, e a disposição para pagá-la independentemente do sacrifício.
Bem. Não vamos ter a procissão do Círio de Nazaré neste segundo domingo de outubro, este ano, no dia 11, mas, isso não vai abalar a fé de quem tem fé. As promessas serão pagas de outra forma ou adiadas para serem pagas no segundo domingo de outubro de 2021.
Mesmo assim os administradores da procissão do Círio estão contando com as celebrações que não exigem, obrigatoriamente, aglomeração e estão confirmadas para sábado e domingo.
Missas, procissão fluvial, solenidades religiosas, momentos de reflexão serão realizados principalmente nas Igrejas de Macapá e de Belém.
A fé também nos vai indicar a indulgência de Nossa Senhora de Nazaré na sua infinita misericórdia e disposição para perdoar erros, absolvendo os fiéis de suas culpas, ofensas ou desacertos através do perdão.
Viva Nossa Senhora de Nazaré!
A padroeira da Amazônia.