Vultuoso ou Vultoso, eis a questão que se lhe apresenta e que precisa ser resolvida imediatamente nesta rica, complexa e maravilhosa combinação de palavras na escrita em português. Pois bem: vultoso se refere a alguém ou a alguma coisa volumosa, de grandes proporções; e vultuoso é um adjetivo pouco utilizado e se refere a uma pessoa que sofre de vultuosidade, ficando com a face e os lábios vermelhos e inchados, com os olhos salientes.

PODE X NÃO PODE
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, através da Comissão de Fiscalização de Propaganda Eleitoral, lançou uma cartilha virtual que objetiva esclarecer aos cidadãos as regras de propaganda eleitoral, indicando os limites estabelecidos na legislação eleitoral. A ideia é esclarecer a população quais são os atos permitidos e os proibidos pela lei, além de informar os canais de denúncia dos atos ilícitos eventualmente praticados, possibilitando que o eleitor também atue como fiscal da democracia, auxiliando a Justiça Eleitoral a resguardar o equilíbrio do pleito municipal.

MACAPÁ 300 ANOS: PRIMEIRO CONGRESSO
O 1º Congresso Científico Macapá 300 Anos terá apresentação de 58 trabalhos aprovados do total de 76 submetidos. Os 18 que não foram aprovados ou não estavam no formato de artigo científico, que era o pedido na chamada do congresso, ou não tinham elementos metodológicos obrigatórios, conforme regra do template do evento, ou ainda não tinham recorte para Macapá que é a finalidade do Congresso. O evento está previsto para acontecer nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2020 – e pode ser de forma presencial ou virtual, como seminário online em vídeo.

REAPROXIMAÇÃO
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, destacou a retomada do diálogo entre o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, para construir uma agenda republicana. Davi participou de jantar com os dois na casa do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas, organizado justamente para tentar reaproximar Maia e Guedes. Segundo o presidente do Senado, a reunião marca um novo início dessa relação.

TICKETS
O Juiz Eleitoral Marcus Quintas, Juiz-membro do TRE/AP fixou critérios para venda e utilização de tickets-combustíveis durante a campanha das eleições municipais de 2020. As empresas que descumprirem a decisão estão sujeitas à multa de R$ 20 mil por ticket-combustível vendido ou utilizado em desacordo com os critérios estabelecidos. O pedido de tutela de urgência antecipada em caráter antecedente tem como objetivo evitar a prática de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico, bem como permitir os meios necessários para a devida apuração de tais ilícitos na Justiça Eleitoral, a fim de garantir a normalidade, a legitimidade, a moralidade e a isonomia no pleito.

IVANA CEI É CANDIDATA À REINDICAÇÃO
A Comissão Eleitoral, designada para conduzir o processo de eleição para o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), divulgou na sexta-feira, dia 9 de outubro, a lista dos candidatos inscritos para o pleito que vai definir a lista tríplice a ser encaminhada ao governador do Estado para indicação do próximo gestor do MP no Amapá, para o biênio 2021/2023. Os promotores de Justiça André Araújo, Alessandra Moro Valente, Alexandre Monteiro e Ivana Cei, candidata à reeleição, fizeram a inscrição para concorrer ao cargo, no pleito que será realizado em dezembro deste ano.

NOVIDADE FORA DA URNA
Uma novidade na propaganda eleitoral deste ano é que os vácuos do horário eleitoral gratuito que eram preenchidos com tela azul ou tarjas agora serão utilizados para veicular material informativo produzido pela Justiça Eleitoral. A medida foi incluída na Resolução TSE nº 23.610/2019 e visa levar mais informações ao eleitor com conteúdo educativo sobre os principais cuidados sanitários e dicas para realização de uma eleição segura em meio à pandemia causada pela Covid-19. O material está disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na área de campanhas publicitárias com o título Horário Eleitoral Gratuito.