Credenciamento é fundamental para a cobertura da apuração das Eleições Municipais 2020
A Justiça Eleitoral do Amapá, por meio da Assessoria de Comunicação, informa a todos os veículos de comunicação do Estado que iniciou o credenciamento para a cobertura da apuração das Eleições Municipais 2020, que ocorrem no próximo dia 15 de novembro.
Somente os profissionais credenciados terão acesso ao sorteio das urnas que serão auditadas no processo de votação paralela no sábado (14) e na Central de Divulgação no dia 15.
Diferente dos outros anos, este ano não terá sala de imprensa devido às medidas de segurança em virtude da pandemia, mas haverá acesso para a apuração dos votos, mediante agendamento prévio.
Os profissionais interessados deverão entrar em contato com a Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) por e-mail (ascom@tre-ap.jus.br / fernanda.picanco@tre-ap.jus.br / beatriz.belo@tre-ap.jus.br) ou pelo telefone (96)3198-7504 / (96)98406-5721.
O credenciamento começou dia 29 de outubro e vai até amanhã, 4 de novembro, para que haja tempo de imprimir as credenciais.

Os dados necessários são:
1- Nome completo dos profissionais e o nome que deseja usar no crachá
2- Veículo de imprensa que representa
3- Função
4- Telefone de contato
5- Endereços de correio eletrônico profissional
6- Foto em plano médio no formato horizontal 1920 x 1080.

Número de profissionais por veículo:
Emissoras de Televisão: dois profissionais (repórter, cinegrafista).
Jornais impresso: dois (repórter e fotógrafo).
Emissoras de Rádio: um jornalista.
Sites e blogs: um repórter (que também fotografa).
As credenciais serão entregues na quinta-feira (12/11) e sexta-feira (13/11), no Horário de 14h às 17h.
*Sorteio das Urnas Eletrônicas – Votação Paralela (véspera da eleição 14/11)*
No sábado, véspera da eleição, serão sorteadas urnas eletrônicas que serão auditadas no dia da eleição. Como as urnas sorteadas seriam utilizadas na votação oficial, é necessário preparar urnas substitutas para serem utilizadas nos locais de votação. As urnas sorteadas são retiradas pelas equipes da Justiça Eleitoral e levadas até o local da auditoria.

Central de Divulgação (dia da eleição 15/11)
A Central de Divulgação das Eleições 2020 vai operar no dia 15 de novembro (primeiro turno das Eleições) e, caso haja segundo turno, no dia 29 do referido mês. A estrutura consiste em espaço dotado de rede de internet wi-fi e monitores de LCD com informações sobre a evolução dos votos em tempo real.

A Assessoria de Comunicação do TRE funcionará no local e auxiliará com as informações relativas ao pleito e, ao longo do evento, emitindo boletins atualizados dos resultados.