O objetivo e a distribuição de 45 megawatts de energia para alimentar o sistema.
Equipes da Eletronorte trabalham para por fim ao racionamento de energia na capital. Resultado da reunião realizada dia 13 entre o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP) e membros da diretoria da empresa.
Na oportunidade trataram sobre os detalhes da instalação do parque elétrico que vai gerar e distribuir a energia que falta para restabelecer o fornecimento de 100% em todo o Amapá.
A montagem do complexo gerador teve início ainda na noite de ontem (13), com os trabalhos se estendendo pela madrugada, ininterruptamente.
Como veiculado anteriormente, a Eletronorte comprou, de forma emergencial, 45 megawatts, sendo 25 para a subestação de Santana e 20 para a subestação Santa Rita, após autorização do governo federal.
Esta contratação, em caráter extraordinário, corresponde à quantidade necessária para que se atinja a capacidade os 260 megawatts necessários para o atendimento de todos os 13 municípios amapaenses, inclusive o da capital, que desde o começo da noite do dia 3 de novembro tiveram o problema do apagão.
O gerador de energia térmica se destina especificamente a melhorias no sistema de distribuição de energia. O parque também é parte do plano de ações do Gabinete de Crise para que não ocorram novos blecautes.
A previsão é de que o novo parque gerador em Macapá fique pronto até amanhã, quarta-feira, dia 18 de novembro.

O cronograma da equipe só permite avanços e não prevê qualquer retrocesso no processo de montagem dos equipamentos.