Se for somada a capacidade geradora das Usinas Hidrelétricas (UHE) instaladas no rio Araguari chegaremos a um total de 549 megawatts, suficientes para atender, por duas vezes a necessidade de todo o Estado do Amapá. A UHE Cachoeira do Caldeirão gera 219 megawatts; a UHE Ferreira Gomes, gera 252 megawatts e a UHE Coaracy Nunes gera 78 megawatts. Acontece que tanto a UHE Ferreira Gomes, como a UHE Cachoeira do Caldeirão não conseguiram vender pelo menos um mega para a CEA.

PROBLEMAS DA CEA
A UHE vai para o mercado de energia vender o que ainda vai produzir. Os primeiros compradores compram o “filé” e assim vai até as últimas ofertas. Para comprar, o cliente tem que estar habilitado e, ainda, de certa forma, “liberado” para efetuar a compra. A CEA não pode comprar a energia que era oferecida, à época das vendas, por não estar com aval do sistema. A “conta” com a Eletronorte, a época, estava chegando a um bilhão de reais. Se quisesse compraria muito caro.

FORMA DIRETA
De forma direta a CEA pouco tem a ver com o que aconteceu na semana passada e ainda se conversa muito na cidade. Como prestadora de serviço e na iminência de ser privatizada ou afastada definitivamente do sistema, a CEA conquistou, por uma série de situações, o título de empresa mais odiada do Amapá. O Brasil possui 53 distribuidoras, e a CEA pratica a 39.ª tarifa mais cara do Brasil. Isso se transforma em um absurdo pela exploração da comunidade e o saldo de energia que foi ofertado e não pode ser comprado pela CEA.

UHE CACHOEIRA CALDEIRÃO
A UHE Cachoeira Caldeirão, localizada no rio Araguari, no estado do Amapá, foi um empreendimento finalizado antes do prazo pela CESBE. As obras foram concluídas em agosto de 2016, e a UHE pode gerar até 219 megawatts de energia. A usina pertencente a EDP e a China Three Gorges (CTG) conta com três unidades geradoras, totalizando a potência de 219MW e garantia física de 129,7 megawatts. Também foi preciso construir 38 torres ao longo de um percurso de 13,4km.

UHE FERREIRA GOMES
A Usina Hidrelétrica (UHE) Ferreira Gomes está no estado do Amapá. Possui uma potência instalada de 252 MW, o suficiente para atender a uma cidade de cerca de 700 mil habitantes. Assim, o Amapá gera energia nova de fonte renovável e não poluente, desde outubro de 2014. Foram gerados, em média, ao longo das obras da UHE, mais de 2 mil empregos diretos e outros 6 mil empregos indiretos, especialmente em setores como serviços de comércio e gêneros alimentícios, material de usos na construção civil e programas ambientais.

UHE COARACY NUNES
Em janeiro de 2020, a Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes (UHCN) completou 44 anos de operação comercial. A primeira hidrelétrica da Amazônia, localizada no município de Ferreira Gomes, foi inaugurada em 13 de janeiro de 1976, pelo então presidente da República Ernesto Geisel. Atualmente gera 78 megawatts. Quando foi colocada em funcionamento, a Usina atenderia o projeto de extração do minério de manganês na Serra do Navio, mas se estendeu aos municípios de Macapá, Santana, Ferreira Gomes e Porto Grande, que com energia instalada, puderam se desenvolver.