A visita faz parte do processo de preparação para avaliação final do mandato do atual prefeito.
Na sexta-feira, dia 20, Dia da Consciência Negra, uma equipe de secretários e técnicos, junto com o prefeito de Macapá, Clécio Luís, visitou as Unidades Básicas de Saúde de áreas quilombolas que ficam ao longo da AP-070.
A primeira a ser visitada foi a UBS Hilda Iléia Sant’Anna Ramos, na comunidade quilombola do Curiaú, que, em 2016, passou por uma reforma e ampliação, e este ano recebeu revitalização em setembro, com serviços de recuperação das partes elétrica e hidráulica, troca de lâmpada, recuperação do telhado, pintura, instalação de refletores, substituição de equipamentos, além da manutenção e substituição das centrais de ar.
De acordo com Clécio Luís, essas visitas são uma forma de prestação de contas às comunidades e toda a população amapaense.
“Quero finalizar nosso mandato entregando uma boa estrutura e com tudo encaminhado, para que o próximo ou próxima prefeita, possa tocar sem problemas, com tudo prestado contas e com as unidades funcionando e atendendo as pessoas”, destacou.
O Posto de Saúde da Ressaca da Pedreira foi o segundo a ser visitado, onde moradores e a agente de saúde Izabel Chaves da Silva, responsável pela unidade, receberam o prefeito. O posto que foi inaugurado em 23 de junho de 2018, conta com recepção, consultórios, farmácia, sala de procedimentos, garantindo o atendimento de aproximadamente 250 famílias que moram na localidade. Este ano passou por reforma hidráulica e elétrica, pintura, recuperação do banheiro, intubação e limpeza de centrais, iluminação externa.
De acordo com a agente Izabel, a comunidade não tinha posto de saúde e o atendimento era feito por meio de visitas domiciliares da Equipe de Saúde da Família, que cobre a região da Pedreira.
Ela e os moradores se uniram para construir uma unidade para a comunidade e receberam apoio da prefeitura. “Pedimos para o prefeito quando veio inaugurar uma unidade de outra região da Pedreira, ele e sua equipe nos ouviram, e hoje podemos contar com nosso posto, que atende pela manhã e tarde. Temos remédios, atendimento para as grávidas às segundas, consultas médicas às quartas e nos demais dias estou aqui para ajudar”, explicou.
A terceira visita foi a Unidade Básica de Saúde do Lontra da Pedreira, que atende aproximadamente 93 famílias e foi reinaugurada em abril de 2019. A UBS foi inaugurada em 1998, passando por uma única reforma em 2002. A obra de 2019 refez todas as instalações elétricas e hidráulicas, piso, substituiu louças sanitárias, caixa e bomba d’água.
A reforma na unidade recebeu equipamentos novos, como mesas, cadeiras, escadas, prateleiras, central de ar, aparelhos de nebulização, balança e material de expediente. Conta com recepção, consultório, farmácia abastecida e banheiro. Este ano passou por reforma hidráulica e elétrica, pintura, recuperação do banheiro, intubação e limpeza de centrais, iluminação externa.
Voltando para a capital, o prefeito e equipe estiveram também na unidade de saúde do Novo Horizonte, que está finalizando sua construção e tem previsão de entrega para este mês de novembro. De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Dias, essa unidade é uma das maiores em tamanho e em serviços que serão prestados, atendendo a grande demanda da zona norte de Macapá. Ele acrescentou que o trabalho de revitalização das unidades das áreas quilombolas e outras de Macapá ainda serão feitas até o fim do ano.
“Temos 10 unidades para fazer revitalização e finalizar a construção, como a do Novo Horizonte. Buscando deixar as unidades funcionando normalmente, com os serviços e atendimento, garantindo uma boa estrutura para a população. Sabemos o quanto é importante manter a saúde básica fortalecida”, ressaltou Paulo Dias.

Prefeito Clécio Luís: Ao término do mandato ainda dever ser realizada a revitalização em 10 unidades que estão em fase de conclusão dos serviços.