No próximo domingo todos os eleitores brasileiros vão às urnas, menos os 292.718 eleitores do município de Macapá que representam 56,56% do total do eleitorado de todo o Estado.
Mais uma grande experiência para o eleitor macapaense que ficará em casa ou fazendo a sua rotina, enquanto todos os 224.784 eleitores dos outros 15 municípios, 43,44% do total estarão escolhendo 15 prefeitos e 151 vereadores, praticando a Democracia e fazendo história uma vez que esses eleitores viverão um pleito feito por parte em um mesmo estado.
Nos 15 municípios haverá comemorações a partir das 19 horas ou um pouco antes, enquanto os eleitores da capital terão a oportunidade de acompanhar, pela janela, o resultado nestes 15 municípios e nos outros municípios brasileiros.
Esses 15 municípios já sabiam que a eleição seria consumada no começo da noite uma vez que os eleitores destes municípios sabiam que tinham apenas “um tiro” para disparar e fechar a eleição. Nestas unidades municipais não há segundo turno, uma possibilidade tratada apenas quando o município tem 200 mil eleitores aptos ou mais.
E tudo por causa de um raio, que agora a população foi informada de que não foi um raio, ou melhor, foi sim um raio, mas de outro tipo: o raio do desleixo muito comum entre aqueles que não ligam e nem reconhecem que trabalham para essa população.
Desde o começo da noite do dia 3 de novembro que a população está sofrendo as consequências da falta de energia elétrica que leva à falta de tantas outras coisas, especialmente à qualidade de vida, tão prometida e tão pouco assegurada.