Foi divulgado na semana passada o resultado da segunda rodada da pesquisa Ibope para o cargo de prefeito em Macapá. Desta vez foram entrevistados 504 eleitores e o nível de confiança da pesquisa estipulado em 95%. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de outubro e o candidato do DEM, Josiel Alcolumbre, que tem como vice Silvana Vedovelli, está mais do que o dobro do segundo colocado das intenções de votos. Eis os principais resultados: Josiel, 31%; Capi, 15%; Dr. Furlan, 11%; empatado com Patrícia Ferraz, também com 11%; Cirilo Fernandes, 7%; Guaracy, 6%; Haroldo Iran, 3%; Gianfranco, Paulo Lemos e Professor Marcos com 1%.

PESQUISA IBOPE (II)
Entre os segmentos levantados pelo IBOP Josiel Alcolumbre venceria em todos. Veja os segmentos consultados: sexo masculino, sexo feminino, faixa etária entre 16 e 24 anos, faixa etária entre 25 e 34 anos, faixa etária entre 35 e 44 anos, faixa etária entre 45 e 54 anos, faixa etária acima de 55 anos, eleitores com ensino fundamental, eleitores com ensino médio; eleitores com ensino superior; eleitores que ganham até um salário, eleitores que ganham entre 1 e 2 salários, eleitores que ganham de 2 a 5 salários, eleitores que ganham mais de 5 salários, eleitores da religião católica, eleitores da religião evangélica, eleitores de outras religiões, eleitores da cor branca, eleitores da cor preta ou parda, eleitores que se disseram de outra cor.

PESQUISA IBOPE (III)
A pesquisa IBOPE que colocou Josiel e Silvana com larga margem de vantagem sobre os demais concorrentes ao cargo de prefeito de Macapá, tem margem de erro de 4 pontos percentuais para cima ou para baixo. Foi encomendada pela Rede Amazônica de Televisão e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o n.º AP-00006/2020, com a proposta de nível de confiança de 95%, isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

HALLOWEEN
Desde o século 18, historiadores apontam para um antigo festival pagão ao falar da origem do Halloween: o festival celta de Samhain (termo que significa “fim do verão”). O Samhain durava três dias e começava em 31 de outubro. Segundo acadêmicos, era uma homenagem ao “Rei dos mortos”.O Halloween tem origem inglesa e apresenta uma tímida comemoração no Brasil. O nome que designa essa comemoração é inspirado na expressão “All Hallow’s Eve”, que, em português, significa “véspera de todos os santos”, uma referência à data celebrada pela Igreja Católica no dia 1º de novembro.

EMPREGO
Após 450 contratações com carteira assinada a mais do que demissões em setembro, o Amapá fechou o 2º mês consecutivo com alta na geração de empregos formais. As empresas voltaram a criar vagas depois da reabertura gradual em meio à pandemia, principalmente nos setores do comércio e serviços, maiores responsáveis pelas oportunidades. Mesmo assim da reação, na soma do ano, o estado ainda tem saldo negativo, com 648 postos fechados. Os números são do Ministério da Economia, divulgados nessa semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

CANDIDATOS
A Justiça Eleitoral concluiu nesta semana o julgamento dos registros de candidaturas dos quase 2,5 mil postulantes a cargos de prefeito e vereador nos 16 municípios do Amapá. Do total, 129 deles foram considerados fora de condições para concorrer no pleito de 15 de novembro. Destes, 73 foram indeferidos e 54 renunciaram. O total de inaptos em relação ao número de concorrentes ficou em 5,18%, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dos 129 fora da disputa, a maioria é para o cargo de vereador.