Os grupos geradores já têm destinação e serão utilizados em 10 escolas municipais que atenderão a comunidade do entorno.
A Prefeitura de Macapá recebeu a doação de 10 grupos geradores de energia da Prefeitura de Kourou, da Guiana Francesa, para serem usados na distribuição de água para as comunidades de bairros distantes do município.
A entrega foi feita pela presidente da Associação Mixmove GB, Jenesse de Jesus Neves, que representou o prefeito de Kourou, François Ringuet, na sede da Prefeitura de Macapá.
“Somos uma associação de brasileiros que mora na cidade de Kourou e nos solidarizamos com todos os amapaenses. Pela parceria que existe entre as prefeituras de Kourou e Macapá, fomos escolhidos para trazer até aqui os geradores”, informou Jenesse.
O prefeito Clécio Luís agradeceu a doação e ressaltou que o prefeito de Kourou, François Ringuet, ligou para saber como poderia ajudar nesse período de apagão.
“Repassei algumas formas e ele nos contemplou com esses conjuntos geradores que irão contribuir para podermos distribuir água das escolas de nossa rede municipal para as comunidades afastadas, onde a energia não foi estabilizada. É uma forma de amenizar a situação complicada que Macapá se encontra. Agradecemos a solidariedade de nossa cidade irmã, Kourou, que tantas vezes nos auxiliou; somos parceiros há 8 anos”, disse.
São geradores de 1.6 kVAs, 3.8 kVAs, 2.2 kVAs e de 4.2 kVAs, para serem usados nas escolas com poço artesiano para distribuir água à comunidade próxima da instituição de ensino.
São elas: EMEF Caetano Tomaz, no distrito de Fazendinha; EMEF Goiás, no distrito do Coração; EMEF Elita Nunes, no bairro Novo Buritizal; EMEF Prof. José Carlos L. da Silva, no bairro Novo Horizonte; EMEF Raimunda Virgulino, no bairro Novo Horizonte; EMEF Marinete Mira, no bairro Zerão; Creche Tia Chiquinha, no bairro Cuba de Asfalto; EMEF Maria Bernadete, bairro Universidade; EMEF Joana Santos, no Curiaú e EMEF Josafá Aires, no bairro Infraero 1.
“Nós, da associação e a Prefeitura de Kourou, acreditamos nessa parceria de cidades-irmãs, por isso que estamos solidários com o município de Macapá e com as demais cidades do estado do Amapá. Acredito que outras prefeituras da Guiana Francesa também se disponibilizarão para colaborar com a população daqui”, destacou a presidente da Associação Mixmove GB, Jenesse de Jesus Neves.

O prefeito Clécio Luis recebe os 10 grupos geradores doados de uma associação de brasileiros que mora na cidade de Kourou.