O Partido Socialista Brasileiro (PSB) é um dos partidos que vem perdendo eleitores no interior do Estado. A esta conclusão se chegou depois de comparar os resultados dos pleitos de 2012, 2016 e 2020 para prefeito e vereador. Em 2012 o PSB elegeu 3 prefeitos: Ester, em Itaubal; Miguel do Posto, em Oiapoque; e Zé Maria, em Serra do Navio, e mais 27 vereadores. Em 2016 elegeu 2 vereadores (em Mazagão e em Oiapoque) e não elegeu prefeito. Em 2020 elegeu 1 vereador, no município de Pracuuba e nem um prefeito.

PARTIDOS DE CENTRO AVANÇAM
Os resultados da eleição municipal de 2020 indicam a supremacia dos partidos considerados de centro que elegeram 13 dos 15 prefeitos municipais e 126 vereadores dos 151 eleitos: percentualmente os partidos de centro conquistaram 86,63% das vagas nas prefeituras do inteiror e 83,44% das nas câmaras municipais. Para o cargo de prefeito o DEM elegeu 5, e o PP elegeu 2. Entre os partidos de esquerda apenas o PDT elegeu prefeitos em 2020, sendo um em Calçoene e outro em Porto Grande.

PREFEITOS REELEITOS
Dos 15 prefeitos eleitos no dia 15 de novembro de 2020, 7 (sete) não vão precisar mudar os carimbos uma vez que foram reeleitos: Carlos Sampaio, em Amapá; Márcio Serrão, em Laranjal do Jari; Beth Pelaes, em Pedra Branca do Amapari; Divino Rocha, em Ferreira Gomes; Bessa, em Porto Grande; Dudão Costa, em Mazagão; e Elson Belo, em Serra do Navio.

PREFEITOS ELEITOS
Os secretários de prefeitos de 8 municípios podem mandar fazer o novo carimbo (e ainda tem isso!): Bruno Mineiro, em Tartarugalzinho; Ary Duarte, em Vitória do Jari; Bala Rocha, em Santana; Reinaldo Barros, em Calçoene; Serafim, em Itaubal; Professor Amanajás, em Cutias; Júnior Leite, em Pracuuba; Breno do Miguel do Posto em Oiapoque.

BUSCA DE DATAS
Coligações, partidos, candidatos e eleitores estão pressionando o Tribunal Regional Eleitoral para definir a data para a eleição municipal, em Macapá. Até agora foram propostas duas duplas de datas: a primeira nos dias 13 e 27 de dezembro (data limite) e a segunda, que agradou muito mais, dias 6 e 20 de dezembro. O TSE precisa acatar, a autoridade sanitária nacional precisa dar parecer justificativo com relação à situação sanitária, a Comissão n.º 6 do Congresso Nacional precisa analisar, e o Congresso Nacional precisa votar, aprovar e dar publicidade.

INSTABILIDADE
Uma tentativa de invasão cibernética, segundo autoridades da Justiça Eleitoral, através de hackers que atacaram, no começo da totalização dos votos, os computadores que fariam o serviço de publicação dos resultados. Com o incidente, a divulgação começou a não ser feita e houve atraso substancial para a liberação dos primeiros resultados. As mesmas autoridades da Justiça Eleitoral informaram o motivo do atraso e que não havia sido violado o sistema.