Na madrugada do dia 24 foi restabelecida a energia no Estado com o funcionamento de dois transformadores. A operação foi fruto de um grande esforço conjunto de trabalho para tirar os amapaenses de tantas dificuldades decorrentes. O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP), monitorou todo o processo e reforçou que “o sistema energético do Amapá é falho e não é algo que se resolva num estalar de dedos”.

MP DA COMPENSAÇÃO
A medida provisória que garante compensação aos amapaenses afetados pela falta de luz foi assinada na quarta-feira, dia 25, em Brasília, durante encontro entre o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP) e com o presidente da República Jair Bolsonaro. A MP passou a vigorar após publicação em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). A MP prevê um aporte de R$ 60 milhões do Tesouro Nacional, que serão repassados à Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), por meio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

230 TONELADAS
Em apenas dois dias de limpeza, a Prefeitura de Macapá retirou cerca de 230 toneladas de lixo que estavam obstruindo bueiros e canais que cortam a cidade. A ação preventiva tem como objetivo evitar as enchentes provocadas pelas chuvas mais intensas que, consequentemente, alagam vias e invadem residências. O serviço, realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, conta com o auxílio de máquinas retroescavadeiras, caçambas e escavadeira hidráulica.

ELEIÇÕES EM MACAPÁ
O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria com as forças policias federais e o Exército Brasileiro, apresentou na terça-feira, dia 24, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o planejamento estratégico de segurança para o 1° turno das eleições municipais em Macapá, que acontecem em 6 de dezembro. Em uma ação integrada, 1.467 agentes de segurança estarão nas ruas da cidade, inclusive na zona rural, para garantir que os processos de votação e apuração ocorram com toda tranquilidade.

EFETIVO QUE ESTARÁ TRABALHANDO NO DIA DA ELEIÇÃO
Estarão trabalhando para a segurança das eleições: 736 policiais militares; 100 policiais civis; 28 bombeiros; 155 agentes do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen); 24 agentes do Grupo Tático Aéreo; e ainda agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) vão realizar a Operação Lei Seca nas ruas e avenidas da cidade, além de outras instituições que compõem o efetivo são: o Exército Brasileiro, a Polícia Técnico-Científica (Politec), a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Agência Brasileira de Inteligência (ABIn) e a Guarda Municipal de Macapá. Também fará parte a Coordenadoria de Inteligência e Operações Policiais (CIOP) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

ANTECIPAÇÃO DE BENEFÍCIOS DO INSS
A partir de dezembro, aposentados e pensionistas do Amapá poderão contar com a antecipação dos benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O estado passou 23 dias por um apagão que deixou 13 dos 16 municípios com problemas de abastecimento de energia. O ato que prevê os pagamentos foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) na quarta-feira, dia 25.