Foi assim a interpretação dos dirigentes do DEM depois de conhecer os resultados das eleições realizadas no domingo, dia 15 de novembro, em 15 dos 16 municípios do Estado. Afinal o DEM reelegeu 3 prefeitos e elegeu, para um primeiro mandato, outros dois. Na história do Amapá ainda não havia obtido um resultado tão expressivo e que anima os seus dirigentes a manter toda a atenção no sentido de aumentar esse número depois da eleição no município de Macapá, que ainda está sem data.

DOS 92 CANDIDATOS, 15 JÁ ESTÃO ELEITOS
Inscreveram-se para disputar as eleições de 2020 para o cargo de prefeito 92 candidatos, sendo que 10 deles se habilitaram para disputar a prefeitura do município de Macapá e que por razões sobejamente conhecidas, não puderam ser realizadas no dia anteriormente programada devido aos levantamentos da inteligência como a ABIn que recomendaram a não realização do pleito pois poderia colocar em risco os eleitores que nada tinham a ver com o problema.

SETE PREFEITOS REELEITOS
Este é o maior índice de satisfação demonstrado pelo eleitor através das eleições, declarando, através do voto que estão satisfeitos com quase metade dos prefeitos que estavam no exercício. O DEM reelegeu 3 prefeitos; o PDT, um; o PP, também um, e os outros dois foram reeleitos pelo PSL e pelo PROS. É um recado que precisa ser interpretado pelos políticos, analisados pelos partidos. Alguns partidos tradicionais como o PSB e o PSDB não elegerem prefeito.

BALA VENCE FOLGADO EM SANTANA
Mesmo com o atual prefeito melhorando o desempenho eleitoral que demonstrou na eleição de 2016, quando foi eleito pela primeira vez, o candidato do PP, que recebeu apoio explícito do senador Davi Alcolumbre (DEM), Bala Rocha foi eleito com uma boa margem sobre o atual prefeito Ofirney Sadala, impondo uma diferença de 6.143 votos. A decepção ficou por conta do resultado obtido pela Professora Marcivânia Flexa que obteve apenas 19,19% dos votos válidos, ficando em 3.º lugar na disputa.

TRÊS VOTOS QUE FIZERAM A DIFERENÇA
Até agora a atual prefeita de Oiapoque, Maria Orlanda (PSDB) está lamentado não ter feito mais um esforço e tirado dois votos do candidato vencedor. Bastaria isso para que conquistasse o direito de continuar à frente da Prefeitura do Município de Oiapoque. Breno do Miguel do Posto, um dos mais moços prefeitos de uma prefeitura municipal, com apenas 27 anos, venceu pela diferença de 3 votos. Foram 2962 x 2959, estes votos obtidos pela atual prefeito. Foram três votos que representaram a vitória do candidato do PRTB.

ABSTENÇÃO
Se o eleitor do município de Macapá manter o mesmo comportamento do eleitor do interior do Estado é possível que se tenha recorde no registro de abstenção em todas as eleições já realizadas. Oiapoque, por exemplo, registrou 38,27% de abstenção, um número extraordinário, mesmo em tempo de pandemia. Para se ter uma ideia os eleitores faltosos formam um contingente maior do que a soma dos dois candidatos que disputaram a prefeito voto a voto.