Mais de cem interessados, de todas as regiões do país, assistiram na última semana à palestra “Solenidade de Posse: organização, cerimonial e protocolo”, transmitida pelo Instagram do Interlegis.
O público buscava informações sobre como realizar esse tipo de evento, previsto para municípios de todo o país em 1º de janeiro, na posse de prefeitos e vereadores eleitos.
O palestrante foi o coordenador de Gestão de Eventos do Senado Federal, Herivelto Ferreira. Servidor do Senado há nove anos, ele participou da organização das solenidades de posse do presidente Jair Bolsonaro e dos ex-presidentes Dilma Rousseff e Michel Temer.
Segundo ele, o planejamento para uma solenidade com esse nível de importância deve começar com, no mínimo, um ano e meio de antecedência.
Pandemia
Como as posses de prefeitos e vereadores serão realizadas em meio à pandemia da Covid-19, o coordenador disse esperar que protocolos como o uso de máscaras, o respeito ao distanciamento e o número reduzido de pessoas sejam respeitados.
O diretor-executivo do Interlegis, Márcio Coimbra, mediador da conversa, informou que o Interlegis realizará outras ações para descomplicar ainda mais o tema para os servidores de casas legislativas.

Cerimônia no Congresso na inauguração da 1ª Sessão Legislativa Ordinária da 56ª Legislatura; a palestra online ‘Solenidade de Posse: organização, cerimonial e protocolo’ é dedicada a servidores municipais