Os eleitores macapaenses puderam acompanhar no domingo, dia 29 de novembro, o segundo turno das eleições municipais naquelas cidades com mais de 200 mil eleitores habilitados e que não teve decidida a eleição no primeiro turno, quando 7 das 26 capitais conheceram o prefeito eleito e que toma posse no primeiro dia do ano de 2021 para exercer um mandato de 4 anos.
Foram 57 municípios, dos quais 18 têm a capital do estado no seu território. Faltou o município onde está a capital do Estado do Amapá, que estreou a possibilidade de uma eleição ser suspensa às vésperas da realização do primeiro turno das eleições municipais de 2020. Sabemos que a capital do Distrito Federal não elege prefeito, nem vereadores.
Já foram eleitos assim, 25 dos 26 prefeitos (falta o de Macapá) e as prefeituras, a partir do dia 1.º de janeiro terão o comando de prefeitos filiados aos seguintes partidos: 5 (cinco) ao PMDB, 4 (quatro) ao PSDB; 4 (quatro) ao DEM; 2 (dois) ao PP; 2 (dois) ao PDT; 2 (dois) ao PSB; 2 (dois) ao PSD; 1 (um) ao PSOL; 1 (um) ao AVANTE; 1 (um) PODEMOS; 1 (um) ao REPUBLICANOS.
O PT, Partido dos Trabalhadores, não elegeu prefeito de capital de Estado, pelo menos até agora, quando ainda falta o município de Macapá, conhecer o prefeito que vai assumir no dia 1.º de janeiro.
Macapá, com pouco mais de 292 mil eleitores aptos a votar, vai às urnas no dia 6 de dezembro, domingo, para eleger 23 vereadores e um prefeito (a) + vice-prefeito (a). Os vereadores serão conhecidos ainda no dia 6 de dezembro, e o prefeito (a) e o(a) vice-prefeito (a) pode levar a decisão para um segundo turno de votação, o que seria realizado no dia 20 de dezembro.
Só depende, agora, do eleitor.