O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, votou por volta do meio-dia na escola “Meu Pé de Laranja Lima”, em Macapá. Davi ressaltou a importância do direito de voto e parabenizou o TSE e o TRE por garantirem tranquilidade e eficiência ao processo de votação. Davi Alcolumbre foi um dos que mais influenciou no processo decisório que levou à restauração da energia em 13 dos 16 municípios do Estado do Amapá e continua um trabalho para recuperar os prejuízos de pessoas físicas e pessoas jurídicas que tiveram sua vida econômica prejudicada.

ARMANDO RIBAS – FILÓSOFO
O filósofo liberal cubano, Armando Ribas, falecido na Argentina, onde morava, no dia 30 de junho deste ano. Era um pensador acostumado a interpretar a realidade, ficou famoso por frases que simplificavam e que condensavam o seu pensamento, como: “Socialismo é o nome dado pelo Iluminismo à Demagogia”; “O socialismo é forjado pela inveja, é administrado pela hipocrisia, gera preguiça e destrói riquezas”; “Educar com o marxismo é como amamentar com álcool”.

JUSTIÇA DO TRABALHO
A desembargadora vice-presidente, no exercício da Presidência, Mary Anne Acatauassú Camelier Medrado, do Tribunal Regional do Trabalho da 8.ª Região, alterou o dispositivo do art. 1.º da Portaria PRESI n.º 572/2020, retificada pela Portaria PRESI n.º 578/2020, para que todos os atos e prazos processuais no Forum Trabalhista de Macapá tenham sua contagem retomada em 7 de dezembro de 2020. A decisão foi resultado do pleito OAB/AP que requeria a prorrogação do prazo de suspensão dos atos e dos prazos processuais até o dia 7 de dezembro de 2020, em função do apagão.

DIA DA JUSTIÇA E DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Foi domingo, dia 8, o Dia da Justiça e de Nossa Senhora da Conceição. A Lei n.º 1.408, de 1951, criou o feriado em todo o território nacional. A data é comemorada desde 1940, em referência à Imaculada Conceição, mas a primeira celebração oficial ocorreu em 1950, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros. O Poder Judiciário é um dos três poderes da república, junto ao Executivo e ao Legislativo. O Judiciário tem como função julgar a aplicação das leis em casos concretos e zelar pelo cumprimento delas, a fim de assegurar justiça e a realização dos direitos e deveres.

AFUÁ
No domingo, em Afuá, foi celebrada a grande festa da Padroeira do Município, Nossa Senhora da Conceição. Da celebração, que consta do calendário oficial da Igreja Católica local e do setor de turismo da Prefeitura Municipal de Macapá, faz parte uma programação que começa 15 dias antes e segue até o dia 8 de dezembro, Dia de Nossa Senhora da Conceição e dia dos fiéis cumprir com as suas promessas feitas à Santa, como demonstração de inusitadas formas de pagamentos das promessas. Desde boi, até pacotes com surpresas são oferecidos aos dirigentes da programação para que sejam vendidos em leilão, logo depois da procissão, com a imagem da santa sendo levada em seu andor pelas ruas da cidade.

ELEIÇÃO MUNCIPAL DE 2020
Os eleitores do município de Macapá, Capital do Estado, foram às urnas no domingo, dia 8 de dezembro, depois de um adiamento por 42 dias (de 4 de outubro para 15 de novembro, e uma suspensão, pouco antes do dia 15 de novembro e que, depois marcou a realização do primeiro turno para o dia 6 de dezembro. Estavam aptos a votar um pouco mais de 292 mil eleitores. Compareceram e votaram 217.161. Não compareceram 75.557 eleitores, representando uma abstenção de 25,81%.