Depois de um adiamento geral das eleições municipais de 2020, que por meio da Emenda Constitucional que recebeu o n.º 107, adiou o primeiro turno das eleições municipais de 4 de outubro para 15 de novembro e o segundo turno de 25 de outubro para 29 de novembro.
O município de Macapá teve suspensas as eleições para prefeito, vice-prefeito e vereadores, desta feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob a alegação de, entre outras coisas, falta de segurança decorrente do apagão que atingiu 13 dos 16 municípios do Estado, inclusive na Capital do Estado, o maior colégio eleitoral com mais de 292 mil eleitores.
Mesmo durante o racionamento que seguiu ao apagão de 3 novembro e dias seguintes, foi deliberado, por sugestão do TRE e cumprimento de todas as etapas constitucionais definidas para o caso de suspensão das eleições, o pleito foi confirmado pelo TSE para o dia 6 de dezembro de 2020.
E chegou o dia.
Dia 6 de dezembro, domingo, será realizado o 1.º turno de votação das eleições que, no caso de, ao final da apuração de domingo, não haver um candidato que tenha obtido mais da metade dos votos válidos, então, será necessário a realização de um segundo turno de votação que está marcado para o dia 20 de dezembro.
A eleição proporcional para vereadores terá o resultado definitivo no próprio dia 6, quando serão conhecidos os 23 vereadores que assumirão seus cargos na Câmara Municipal de Macapá.
O eleitor, assim, está com a autorização para votar no candidato que escolheu, devendo ter a consciência que aquele que escolheu, tanto para prefeito como para vereador, pode ser eleito. E quando não, ficará escrito na história política do município a sua participação, como eleitor, nas eleições de 2020.
A responsabilidade do eleitor, portanto, é muito grande e, por isso precisa comparecer ao local de votação, se dirigir à sua sessão eleitoral, se identificar e votar. A votação começa às 7 horas da manhã e encerra às 17 horas, sendo que, nas primeiras 3 horas (das 7 às 10) terão prioridade os eleitores e eleitoras maiores de 60 anos.