23 vereadores, o prefeito e a vice-prefeita receberam o Diploma, que é o documento que apresentarão para tomar posse nos seus respectivos cargos.
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou a solenidade de diplomação dos eleitos em 2020 no município de Macapá. Os documentos recebidos são os que serão apresentados por ocasião da posse em seus respectivos cargos que acontecerá no primeiro dia de janeiro de 2021.
As eleições em Macapá aconteceram no mês de dezembro após um adiamento devido à pandemia e uma suspensão devido à falta de segurança durante o apagão a que ficou sujeito o município. O pleito foi realizado nos dias 6 (primeiro turno) e 20 (segundo turno).
O ato da diplomação serve para declarar, oficialmente, os eleitos e suplentes nas eleições. Todos os diplomas são assinados por um juiz eleitoral. Nas cerimônias virtuais, os documentos são entregues simbolicamente, com a utilização da internet.
Nos outros 15 municípios do estado, as diplomações ocorreram na semana passada, de 16 a 18 de dezembro. Em Cutias, Tartarugalzinho e Itaubal as cerimônias foram presenciais.
A Justiça Eleitoral emite os diplomas como forma de legitimar a posse do cargo pelo político eleito por meio do voto popular, de acordo com o que rege a Constituição Federal.
Em Macapá serão diplomados 23 vereadores, um prefeito e uma vice-prefeita, além de suplentes.

Os diplomados
Prefeito: Dr. Furlan (Cidadania); vice-prefeita: Mônica Penha (MDB); vereadores: Dudu Tavares (PDT); Cláudio (DEM); Claudiomar Rosa (Avante); Dudu Barbosa (PL); Marcelo Dias (Solidariedade); Nelson Souza (PSD); Gabriel Andrade (DEM); João Mendonça (PL); Caetano Bentes (Rede); Luany Favacho (PROS); Arilson Melo (PRTB); Gian do Nae (MDB); André Lima (Rede); Odilson Nunes (PSDB); Paulo Nery (Cidadania); Daniel Theodoro (Psol); Janete Capiberibe (PSB); Adriana Ramos (PSC); Maraina Martins (Podemos); Carlos Murilo (PSL); Alexandre Azevedo (PP); Zeca Abdon (PP); Edinoelson Careca (PROS).

O cobiçado diploma recebido pelos 25 eleitos no município de Macapá: 1 prefeito, 1 vice-prefeita e 23 vereadores e vereadoras.