Logo depois de encerrada a apuração dos votos, no primeiro turno de votação, às 19h30 do dia 6 de dezembro de 2020, se soube quem vão ser os dois finalistas, e que vão para o segundo turno de votação: Josiel com 59.511 votos (29,47%) e Dr. Furlan com 32.369 (16,03%), a surpresa ficou por conta do candidato do PSB, João Capiberibe que se manteve como o possível adversário de Josiel no segundo turno, mas acabou perdendo a posição na segunda metade da apuração.
Os partidos de centro e de centro direita vêm impondo supremacia e deslocando a esquerda e a extrema esquerda para repensar o discurso e refazer os seus programas e o seu ideário se quiserem recuperar os eleitores que estão cada vez mais informados e se informando muito mais pelas redes sociais.
O primeiro lugar conquistado por Josiel, em uma disputa com outros nove candidatos a prefeito de Macapá, representa, claramente, um pouco disso nos limites do Estado do Amapá. Já havia sido assim nos outros 15 municípios do estado e continuou como confirmação do que está pensando o eleitor.
Estava sendo esperada medição de força eleitoral do centro direita com a esquerda representada pelo candidato do PSB, João Alberto Rodrigues Capiberibe, ex-muita coisa por tantas vitórias na história recente da política amapaense e, agora, não se classifica para o embate final.
O Dr. Furlan (CIDADANIA) fez aliança com o MDB, depois de uma intensa negociação com Gilvan Borges, presidente do MDB estadual, aliança também disputada pelo PSB e que acabou não se concretizando.
Provavelmente tenha sido essa vitória de bastidor que levou o Dr. Furlan, que explorou muito bem a sua profissão de médico (e político) para chegar em segundo lugar e ganhar o direito de disputar o segundo turno de votação em 20 de dezembro.
Agora Macapá espera mais 14 dias para conhecer o seu prefeito que tem Josiel Alcolumbre, do DEM, como favorito (59.511 votos obtidos no primeiro turno) e Dr. Furlan, do CIDADANIA, com os seus 32.369 votos).