Pouco a pouco, o Nordeste se transforma na “menina dos olhos” do presidente Jair Bolsonaro. É o que sugere a agenda de viagens do presidente Jair Bolsonaro. Levantamento da Gazeta do Povo mostra que, em 2020, ele viajou 16 vezes a municípios da região, quase o triplo de deslocamentos realizados em seu primeiro ano de mandato – quando foi seis vezes a cidades nordestinas. No Palácio do Planalto, assessores dizem que a tendência é aumentar ainda mais o número de compromissos no Nordeste em 2021. E a estratégia tem relação direta com a eleição presidencial de 2022.

NEGOCIAÇÃO
Durante reunião realizada na segunda-feira, dia 28, líderes de partidos de esquerda como o PT, o PCdoB e o PSB formalizaram um protocolo de intenções para apoiar a candidatura do líder do MDB à presidência da Câmara, Baleia Rossi (SP). A reunião entre Rossi e esses líderes ocorreu por meio virtual e durou aproximadamente 35 minutos. Durante o encontro, os deputados de esquerda deixaram claro para o emedebista que, para apoiá-lo, exigem uma maior participação na condução dos trabalhos legislativos.

PADRE JÚLIO E CORA DE CARVALHO
A Prefeitura de Macapá deu seguimento ao serviço de requalificação asfáltica da Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd, uma das principais vias da capital que faz ligação entre as zonas oeste e leste de Macapá. A obra está orçada em R$ 9.719.214,45, conta com recursos do Governo Federal, emenda do senador Davi Alcolumbre e inclui ainda a construção de calçamento, meio-fio, drenagem superficial e ciclofaixa. O trabalho de requalificação asfáltica é uma das etapas da obra, que transformará as avenidas Padre Júlio e Cora de Carvalho em um binário viário urbano.

ACOLHIMENTO
A Prefeitura de Macapá entregou no domingo, dia 27, o prédio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). É uma unidade pública de referência em atendimento especializado à população adulta em situação de rua, de ambos os sexos, acima de 18 anos, que perdeu os vínculos familiares, que estão em alto nível de vulnerabilidade social, degradação física, moral e emocional, que, em sua grande maioria, são dependentes de álcool e outras drogas, principalmente o crack.

RÉVEILLON VIRTUAL
O Governo do Estado do Amapá, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e a Associação dos Músicos e Compositores do Estado do Amapá (Amcap) estão responsáveis pela programação de virada de ano, com segurança e sem aglomerações. A programação do Réveillon Virtual Religioso 2020, que terá início às 21h30, do último dia do ano, contém culto ecumênico e shows com músicas autorais religiosas de músicos e compositores do Amapá.

DOE SANGUE
Com a campanha para doar sangue, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (HEMOAP) convida voluntários para comparecerem e doarem sangue até quinta-feira, 31, às 12h. A iniciativa é necessária para garantir a reposição do estoque – que está em nível baixo – para assegurar o atendimento das demandas hospitalares da rede estadual e particular do estado. A preocupação do instituto, em especial, é manter os tipos sanguíneos O+ e O-. Mas há necessidade de todos os sangues negativos – que são considerados raros.