Rodolfo Juarez
Os eleitores do município de Macapá, mais de 292 mil, assistiram de camarote a corrida pelas adesões dos candidatos que perderam a disputa no primeiro turno de votação e estavam dispostos a qualquer negócio.
De plano o candidato do DEM que ficou em primeiro lugar no primeiro turno de votação, Josiel, tinha que avaliar se as propostas apresentadas para direcionar a gestão municipal, de 2021 a 2024, e que foram defendidas pelos candidatos que ficaram do 3.º lugar em diante e que foram rejeitadas pelos eleitores.
As propostas que não se alinhavam com a moderna gestão proposta por Josiel (DEM) não poderiam ser recepcionadas, pois, contrariavam os pilares que estão sendo propostos e que conta com o apoio do prefeito Clécio, do senador Davi e dos presidentes dos 11 partidos, que além do DEM formaram a coligação “Macapá em Primeiro Lugar”.
Consultas rápidas ao eleitorado indicaram que as adesões, a partir dos candidatos que não se habilitaram para o segundo turno de votação, não indicavam uma boa estratégia de campanha. A preferência dos quase 60 mil eleitores que colocaram Josiel (DEM) em primeiro lugar na apuração dos votos da eleição de 2020 fora no sentido de debater mais as propostas da coligação que apoia Josiel/Silvana e procurar convencer os eleitores que tiveram outra preferência no primeiro turno.
Enquanto esperava o tempo para decidir pelas adesões os coordenadores da campanha de Josiel/Silvana conferiam os apoios dos vereadores eleitos.
São 23 vereadores eleitos e que tomam posse em janeiro. Destes, apenas quatro, em princípio não apoiam a chapa da coligação “Macapá em Primeiro Lugar”, os demais 21 estão alinhados com a proposta da coligação.
As redes sociais são importantes para a divulgação do candidato; por outro lado, são a oportunidade que o eleitor precisa para analisar as propostas que o candidato defende.
Ainda, através da internet o eleitor tem oportunidade de conhecer a linha do programa de cada partido e o ideário que terá que ser obedecido pelo candidato.
Restam ainda cinco dias para que o eleitor escolha o candidato que vai votar, considerando a capacidade que cada um tem de aglutinar cooperadores políticos, principalmente aqueles que detêm mandato como deputados estaduais, deputados federais e senadores, além do governador do Estado e as lideranças sociais que podem contribuir com o melhor desempenho na administração.
Essa diferença é muito bem observada pelos eleitores. A eleição é para o executivo municipal exigindo do candidato muito mais do que o discurso político. Precisa ser claro nas propostas, ter na equipe que escalar capacidade e competência, além de conhecer as prementes necessidades da população.
O atual prefeito é um dos que mais tem mostrado a sua confiança no candidato Josiel, pode ter razão quando se manifesta considerando os aspectos administrativos que vê como positivo no Josiel.
O adversário, Dr. Furlan, é uma incógnita no saber lidar com a gestão de um município, que no caso do Amapá, é o município que se mostra como referência para os outros municípios do Estado e o eleitor precisa acertar na escolha.