O atendimento funcionará com recepção, acolhimento, atendimento social e psicológico.
A Prefeitura de Macapá entregou no domingo, dia 27, o prédio do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).
É uma unidade pública de referência em atendimento especializado à população adulta em situação de rua, de ambos os sexos, acima de 18 anos, que perdeu os vínculos familiares, que estão em alto nível de vulnerabilidade social, degradação física, moral e emocional, que, em sua grande maioria, são dependentes de álcool e outras drogas, principalmente o crack.
O prédio fica ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Perpétuo Socorro, próximo à antiga feira da Ana Nery. O Centro POP terá espaço para acolhimento, atendimento psicológico, refeitório, banheiros e espaços com acessibilidade.
O intuito do centro é promover ações para a reinserção pessoal, familiar e comunitária, garantindo a essa população condições básicas de socialização. “O Centro POP não é um abrigo, e sim um centro de apoio. Quem procurar o local, pode fazer refeições, lavar a própria roupa, tomar banho. Todos terão contato com psicólogos, assistentes sociais e, aos poucos, com este contato, poderão ter um regresso à família e ao meio social que viviam.
Aqui, estas pessoas poderão ter um apoio psicossocial, que poderá ajudar os usuários a traçar novos projetos de vida e dignidade”, destacou o prefeito de Macapá, Clécio Luís.
A política pública executada pela gestão municipal tem a finalidade de possibilitar condições de acolhimento na rede socioassistencial, favorecer a inclusão social, possibilitando condições de acesso à rede de serviços e aos benefícios em assistência.
“Esse é um dos equipamentos fundamentais para a assistência social do município. Este espaço, além de ser um espaço apropriado e adequado, é a efetivação de um serviço que já vem sendo feito com maior excelência. Este é um equipamento que trará mais ainda a garantia dos direitos das pessoas em situação de rua”, declarou a secretária municipal de Assistência Social, Mônica Dias.
“Estamos muito satisfeitos em participar desta entrega aqui no nosso bairro (Perpétuo Socorro). Estamos felizes com várias obras que foram e estão sendo entregues nesta região onde estão os bairros Cidade Nova e Perpétuo Socorro. As pessoas que vivem em situação de rua serão atendidas por profissionais que vão cuidar de todos da maneira correta, como esta região precisa”, declarou o vereador de Macapá, Antônio Grilo.
Com a rede de apoio que trabalha em prol da pessoa em situação de rua, o Centro de Referência trabalha, atualmente, com 160 pessoas e uma rotatividade diária de 30 a 40 usuários que procuram o centro.
“O Centro POP funciona como uma porta de entrada para que a pessoa possa garantir a efetivação dos seus direitos. Nós trabalhamos com várias redes de apoio como saúde, educação, sociojurídico, para poder devolver sua cidadania, para que a pessoa em situação possa ter novos projetos de vida e retornar a ter a sua autonomia”, informou o coordenador do Centro POP, João Amanajás.
Para o novo prédio do Centro POP, foram utilizados recursos encaminhados ao Município, por meio de cessão onerosa advindos de royalties do petróleo, orçado em R$ 600 mil, para que houvesse a liberação para os estados e municípios de todo o país. A obra do Centro de Referência foi iniciada em setembro de 2020.

Prefeito Clécio Luis vai até o dia 31 entregando obras e prestando contas com a população.