A campanha eleitoral, no horário gratuito pelo rádio e pela televisão, no segundo turno de votação, para escolha do prefeito do município de Macapá, foi de poucos dias, mas dias que não vão deixar saudades para ninguém. As alianças oportunistas, como aquelas arranjadas negando todos os seus princípios (se é que têm), disfarçando a frustração de uma derrota em primeiro turno na votação, prevaleceu sobre as regras das eleições e a confiabilidade daqueles que pretendem exercer um cargo público.

FORTE APOIADOR
O prefeito de Macapá, Clécio Luis, que termina o seu segundo mandato no dia 31 de dezembro, vive o seu principal momento na administração municipal de Macapá. Eleito em 2012, quando ainda era filiado do Psol, mudou de partido e filiou-se ao partido Rede sustentabilidade, pelo qual disputou a eleições em 2016 e venceu com mais de 60% dos votos válidos e, no final do segundo mandato, diferentes pesquisas registram aceitação de mais de 70% da população do município de Macapá. Essa história o credencia a se tornar um dos principais apoiadores do candidato Josiel (DEM) 25, no segundo turno das eleições do próximo domingo, dia 20 de dezembro.

NOVO FUNDEB
O Senado aprovou na terça-feira, dia 15 de novembro, parecer substitutivo ao Projeto de Lei, que visa a regulamentação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A matéria, aprovada por unanimidade dos senadores, resgata o texto-base do projeto, aprovado na Câmara e construído por parlamentares das duas Casas do Legislativo. O texto, que será novamente analisado pelos deputados, garante o repasse reforçado de recursos da União ao fundo a partir do próximo ano.

APOIOS
Josiel (DEM) tem o apoio dos participantes da coligação “Macapá em Primeiro Lugar”, formada por 12 partidos, do prefeito Clécio Luis (sem partido), dos senadores Davi Alcolumbre (DEM) e Lucas Barreto (PSD) e do governador Waldez Góes (PDT); Furlan (Cidadania) tem apoio dos partidos da coligação “De Coração por Macapá” (Cidadania/MDB/PMN), do senador Randolfe Rodrigues (Rede) e de 3 candidatos que ficaram em 3.º, 4.º e 5.º lugares na votação do primeiro turno.

TEMPO DE PANDEMIA
Diferente dos anos anteriores, 70% das cerimônias de diplomação dos eleitos dia 15/11 serão realizadas virtualmente, por meio do aplicativo zoom. O evento será transmitido na íntegra, ao vivo no canal do Youtube do TRE/AP, conforme solicitação do juiz eleitoral das respectivas zonas eleitorais e considerando o atual cenário com aumento de casos de infectados e óbitos em decorrência da COVID-19, e dos Decretos nas esferas Estadual e Municipal que proíbem a realização de eventos que gerem aglomerações.

CHEGOU A HORA
O segundo turno das eleições que definirão quem será o prefeito de Macapá (AP) durante a legislatura 2021-2024 será neste domingo (20). Concorrem ao cargo os candidatos Josiel Alcolumbre (DEM) e Dr. Furlan (CIDADANIA). O processo eleitoral em Macapá foi adiado devido ao apagão energético que, a partir de 3 de novembro, afetou o estado, após um incêndio ter destruído três transformadores e uma subestação de energia na capital do estado.