O prédio recebeu a denominação de Siney Sabóia e fica na zona norte da cidade
O prefeito de Macapá, Clécio Luís, entregou na tarde desta quinta-feira, 31, a nova sede da Guarda Civil Municipal, localizada na zona norte da cidade. O novo espaço proporciona melhor mobilidade e mais operacionalidade às ações de segurança da corporação na maior área populacional da cidade.
Para o prefeito, o momento é de satisfação em entregar mais um equipamento na área da segurança pública municipal. Foram 6 anos de batalha, de luta conjunta com cada integrante da Guarda, até conseguirmos chegar a esse momento, que considero o mais importante; e nós já entregamos muitos equipamentos, como Bioparque, Mercado Central, mas esse tem um significado especial, principalmente para a segurança pública de Macapá.
“Poder fazer a entrega do Novo Comando Geral da Guarda Municipal de Macapá, e com homenagem ao nosso querido e inesquecível Siney Sabóia é uma enorme satisfação. Me sinto realizado pela Guarda que terá sua casa própria, fruto da parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá e deixo aqui meu agradecimento ao presidente do Tjap João Lages que atendeu ao nosso pedido”, destacou o prefeito.
O local conta com Departamento de operações e com departamentos de Planejamento, Administração e Finanças, Serviço de identificação funcional, Ouvidoria, Companhia de Guardas, Corregedoria, Assessoria jurídica, Divisão de execução orçamentária e financeira, Central de comunicação operacional, Divisão de informática, Divisão de administração de recursos humanos, Recepção e protocolo, Sala de Arquivo, Banheiros, Alojamento e Defesa civil municipal.
De acordo com o comandante Geral da Guarda, Rui Seco, a área da nova sede foi cedida através da parceria entre Prefeitura de Macapá e Tribunal de Justiça do Amapá. “O espaço do novo comando foi doado através do termo de permuta de imóveis entre a Prefeitura e Tjap, no local funcionava o juizado da Zona Norte, essa conquista só foi possível por meio da parceria entre a prefeitura de Macapá, através do prefeito, Clécio que olhou com carinho nossa corporação que hoje tem endereço fixo entre outros equipamentos”, frisou o comandante.

Guarda Municipal de Macapá
Criada por meio da Lei 1.163, de 10/01/02 a Guarda Civil atua além da proteção aos bens e patrimônio público, e em ações conjuntas com as demais forças de segurança atuantes no município como as polícias Civil e Militar, Defesa Civil estadual e Fiscalização de Posturas, no ordenamento viário, e de segurança à população de Macapá. Atualmente, o Comando da Guarda tem à frente Charles Willian de Sousa, Rui Secco e o subcomandante, Rinaldy Figueira.

Avanços
Dentre as conquistas na área da segurança do município, a Prefeitura de Macapá aderiu em 2015 o novo fardamento, seguindo o que determina a Lei n° 13.022 do Estatuto das Guardas do Brasil. Os uniformes, com padrões específicos para cada setor de atuação, passaram a fazer parte do cotidiano da corporação.
Em 2017, recebeu por meio do projeto “Crack é possível vencer” a aquisição de cinquenta e cinco armas de eletrochoque para auxílio à segurança. Outros dois grandes ganhos proporcionados pela gestão municipal em 2018 foram a aquisição de três viaturas adquiridas pelo Programa Calha Norte e a base móvel. O veículo, tipo ônibus, é equipado com monitores, torre com alcance de 8 metros de altura com câmeras de captação de imagens para monitorar praças e lugares públicos, além de duas viaturas e duas motocicletas.
Em 2019, a Guarda recebeu mais uma viatura tipo pick-up, totalmente equipada com grades, sirene e giroflex. O veículo foi adquirido por meio de emenda parlamentar.
Em 2020, a corporação ganhou mais 22 novas viaturas. Foram entregues veículos utilitários, sendo cinco pick-ups, duas vans, um minibus, quatro veículos administrativos e 10 motocicletas.
As viaturas deram suporte às equipes da Guarda Municipal primordial nas ações de combate à Covid-19 no município. Os veículos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre, no valor de R$ 2,4 milhões, com contrapartida do Município.

O novo prédio do Comando da Guarda Municipal de Macapá fica Zona Norte da Cidade e o prefeito fez questão de estar presente.